
O Social Olímpico Ferroviário comemorou seus 53 anos de fundação. Durante todo o domingo, dia 21, aconteceram atividades esportivas envolvendo as categorias de base e jogos festivos. No dia anterior, a direção inaugurou uma exposição de fotos do arquivo do Ferroviário.

O evento mostrou que o clube preserva sua história. O Ferroviário viveu tempos áureos, nas décadas de 80 e 90, quando mantinha uma equipe competitiva conquistando diversos títulos regionais e vice campeão classista de Betim. Pelas equipes desfilaram jogadores que marcaram época, como Ponana, entre outros.

Alguns ex atletas e dirigentes lembraram quando o Ferroviário tentou entrar na disputa da Copa Itatiaia, porém pelo fato do clube estar há mais de 100 km da Capital Mineira não foi permitido. “Estivemos com o Manoel Carneiro, dono da Itatiaia, que nos alegou a distância seria o empecilho”, lembrou o ex dirigente, José Luiz que à época era vice presidente do Ferroviário.

Em meio aos foguetes e a alegria do evento, nas rodas de conversas de ex jogadores e dirigentes, o tom da conversa era de lamento e revolta pela perda do campo do Ferroviário. Tanto que as comemorações aconteceram no campo do Industrial. “Ainda gera muita revolta em todos nós o que aconteceu. Na verdade foi uma apunhalada”, disse o ex jogar, Mauri Gonçalves.

Já um dos baluartes do Ferroviário, o Presidente Valter Salgado, culpou a prefeitura. “A administração foi omissa e soubemos da venda quando tudo já tinha ido para o brejo. Já podíamos fazer mais nada. Sabemos que havia muitos interesses em torno da comprar do campo. O leilão nem ficamos sabendo”, criticou. Em 2012, o campo foi a leilão judicial da massa falida da Rede Ferroviária Federal.

Apesar dos lamentos, a alegria tomou conta de pais e atletas que durante todo o dia comemoram a data festiva de um dos principais clubes de Lafaiete e região. Já quase anoitecia quando as festividades foram encerradas. O clube vai participar com sua equipe da Taça Lafaiete a ser disputada ainda este ano e promovida pela Liga de Desportos.
Fotos:CORREIO DE MINAS