Muitos de nós, quando vamos comer algo, sempre damos um pouquinho/pedacinho para nossos cães e gatos que estão sempre ali com seu olhar pidao… Ficamos com dó.
Mas, os organismos deles são bem diferentes dos nossos e claro possui diferentes necessidades.
Existem alimentos que são benéficos para nossa saúde, porém maléficos para a saúde do nosso animal de estimação. Como o chocolate, esta delícia, que nos dá energia, proporciona sensação de relaxamento, bem estar… Já à eles, proporciona intoxicação, age como um veneno à sua saúde.
Jamais o compartilhe com eles!
A Dra. Vanessa G. Ribeiro CRMV MG 7468, médica veterinária na clínica Pró Bichos, nos informa sobre este perigoso alimento.
VOCÊ SABIA QUE APENAS 25G DE CHOCOLATE PODE ENVENENAR UM CÃO DE 20KG?
Os animais não sabem distinguir os alimentos que são ou não benéficos para eles – e muitas vezes o que é natural e inofensivo para nós, pode ser perigoso e até fatal para eles, pois os seus organismos e processos de digestão são diferentes dos nossos. Por isso é muito importante que nós (os seus tutores) sejamos capazes de identificar e de eliminar todos os alimentos que são tóxicos do alcance dos nossos cães e gatos.
Um dos alimentos mais conhecidos como tóxico para os animais é o chocolate, que possui uma substância chamada teobromina. A teobromina é um produto estimulante do coração e vasodilatador, podendo ser venenoso quando ingerido em excesso.
Quais são os sinais de envenenamento por chocolate?
Isso vai depender da quantidade e tipo de chocolate ingerido e da condição de saúde e idade do animal, mas os sinais mais comuns são:
• Excitação, nervosismo ou tremores
• Vômitos e diarreia
• Sede e micção excessiva
• Espasmos musculares
• Convulsões
• Febre
• Rigidez muscular
• Aumento da frequência cardíaca e respiratória
• Resposta extrema à luz, ruído e até mesmo um toque
• Insuficiência cardíaca, coma e morte são extremamente raras
O que fazer?
Se tiver alguma suspeita que seu cão comeu uma quantidade excessiva do chocolate, procure atendimento veterinário o mais rápido possível. Os sintomas de intoxicação por chocolate podem demorar até 12 horas para aparecer e a teobromina uma vez absorvida pode permanecer ativa no sangue por mais de 24 horas antes de ser eliminada. Isso explica porque a morte por ingestão de doses fatais ocorre aproximadamente 24 horas mais tarde.
Mesmo sem apresentar sinais de intoxicação, é essencial que o cão seja mantido em observação por pelo menos 24 horas.
Esteja sempre atento aos sinais de intoxicação do seu animal, pois o quanto antes for revertido o quadro, mais chances de recuperação ele terá.
Lembre-se: Existem biscoitos próprios em Pet shops para poder dar “um docinho” ao seu cão ou ao seu gato, sem colocar em risco a sua saúde.
.
Adoção
Por: ULLY DANIELY