29 de março de 2024 12:08

Pianista, ex-aluna da Casa de Música, realiza concerto em Ouro Branco

Ana Paula Machado Simões, que atualmente cursa doutorado nos EUA,

se apresenta dia 16 de junho no Hotel Verdes Mares

 

Foto Ana paulaA Casa de Música de Ouro Branco recebe a pianista e ex-aluna Ana Paula Machado Simões para um recital no dia 16 de junho, quinta-feira, às 20h, no Hotel Verdes Mares.

Ana Paula, 26 anos, é natural de Ouro Branco. Começou os estudos musicais aos seis anos. Em 2001, aos 11 anos, passou a estudar na Casa de Música de Ouro Branco, sob orientação da professora Kênia Libânio, até ser aprovada, em 2007, no vestibular da UEMG. “A Kênia é muito importante na minha trajetória, tanto no meu desenvolvimento musical, quanto em me incentivar a seguir e a  crescer na profissão. Os eventos da Casa de Música, como os concertos e a Semana da Música, também foram essenciais para aumentar meu interesse e estimular meu desenvolvimento no piano”, relata.

Após concluir o curso da UEMG, Ana Paula recebeu uma bolsa integral para continuar seus estudos na Nicholls State University, nos Estados Unidos, na classe da professora Luciana Soares. Concluiu o mestrado em Performance em 2015, na Oklahoma City University, com grandes honras na classe do professor Sérgio Monteiro. Atualmente, cursa doutorado em  Performance e Pedagogia do Piano na Louisiana State University, sob orientação dos professores Gregory Sioles e Pamela Pike. “Tem sido uma experiência incrível, pois além de estar me aprimorando nessas áreas, tenho a oportunidade de dar aulas para os alunos de graduação e ter acesso a materiais que não estão disponíveis no Brasil, por exemplo. Ainda faltam pelo menos dois anos para me formar, mas pretendo voltar para por em prática aqui tudo o que aprendi”, conta a pianista.

 

Repertório

 

O programa escolhido por Ana Paula traz obras de Francis Poulenc, Johann Sebastian Bach, Robert Schumann e Claude Debussy. “Escolhi o repertório de acordo com peças que gosto e tinha vontade de tocar. O fato de ser composto por dois compositores alemães e dois franceses, e apresentar novelettes desses dois países, foi uma coincidência. Em relação aos prelúdios de Debussy, quero tocar todos do Primeiro Livro e vou apresentar a primeira metade nesse recital. Acho que o público pode esperar um programa diversificado e interessante, com a presença de vários estilos”, explica a pianista.

A entrada para o recital é franca.

 

A Casa de Música conta com patrocínio da Gerdau e Milplan através

das Leis Estadual e Federal de Incentivo à Cultura.

 

 

Casa de Música de Ouro Branco

A Casa de Música é uma entidade sem fins lucrativos que desenvolve ações na área de ensino e divulgação da música erudita. Criada em 2001 por um grupo de professores e pais de alunos, a entidade tem como principais objetivos promover a difusão e a divulgação do acesso à música, criar alternativas de inserção e incentivar o intercâmbio cultural e a carreira de jovens músicos.

Mais informações: www.casademusica.org

 

SERVIÇO

 

Recital

Ana Paula Machado Simões – Piano

16 de junho – quinta-feira

Horário: 20h

Local:  Hotel Verdes Mares

(rua Santo Antônio, 115, Ouro Branco)

 

 

Trois Novelettes                                                             Francis Poulenc

Novelette in C Major                         (1899-1963)

Novelette in Bb Minor

Novelette in E Minor

 

 

Toccata in G Minor, BWV 915                                     Johann Sebastian Bach

(1685-1750)

 

 

Novelette op. 21, no.8, in F# Minor                            Robert Schumann

(1810-1856)

 

 

 

Selections from Préludes, Book 1                              Claude Debussy

                        Danseuses de Delphes                     (1862-1918)

Voiles

Le vent dans la plaine

Les sons et les parfums tournent dans l’air du soir

Des pas sur la neige

Les collines d’Anacapri

 

 

Foto: Divulgação

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade