A Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta quarta-feira, 15/09, que Conselheiro Lafaiete atingiu a cobertura de vacinação contra influenza no município, com índice de 98% conforme determinação do Ministério da Saúde. De acordo com a enfermeira responsável técnica da imunização, Ana Paula de Castro Meireles Gonçalves, afirmou que foram vacinadas 29.304 pessoas no município durante a Campanha Nacional de Vacinação. Ainda que continua sendo aplicada a 2ª dose da vacina em crianças que não receberam a imunização em anos anteriores, além de gestantes.
Do grupo prioritário determinado pelo Ministério da Saúde Lafaiete teve os seguintes números de vacinados: Crianças (6.675), trabalhadores em saúde (1.859), gestantes (1.289), puérperas (200),idosos (12.340), população privada de liberdade (288), sistema prisional (62). Entre outros grupos também foram vacinadas pessoas com doenças respiratórias crônicas, cardíacos e diabéticos.
Notificações
Segundo dados do Departamento de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, até o dia 14 de junho haviam sido notificados no município 21 (vinte e um) casos suspeitos de H1N1, sendo 17 (dezessete) de residência em Lafaiete, 01 (um) de residência em Casa Grande, 01 (um) de residência em Piranga, 01 (um) de residência em Itaverava e 01 (um) de residência em Resende Costa.
Foram coletas amostras laboratoriais de todos os casos suspeitos notificados e encaminhadas ao laboratório de referência (FUNED). Também até o dia 14/06 a Secretaria de Saúde havia recebido apenas 02 (dois) resultados que se apresentaram como NEGATIVO para H1N1, sendo portanto, descartados. Não há até o momento nenhum resultado enviado pela Funed confirmando o H1N1 como causa de óbito na cidade.
Fotos:Divulgação