×

Câmara vai discutir volta do trem de passageiros em Lafaiete

Os velhos tempos onde o trem era meio de transporte em Lafaiete podem estar de volta à cidade. Nesta segunda feira, dia 20, às 18:00 horas, a Câmara sediará audiência pública para debater o retorno do trem de passageiro à região. Os autores do requerimento são os vereadores Carlos Magno (PT) e Gildo Dutra(PV).

A proposta da realização desta audiência foi do Movimento Pro Ferrovia (MPF) que já vem debatendo sobre o tema em vários encontros e seminários realizados no Micro Território das Vertentes. Segundo o vereador e sindicalista ferroviário Carlos Magno, a realização da audiência será uma boa oportunidade para população conhecer quais são os projetos que estão em estudos, os que já foram implantados.

Já existe um estudo de viabilidade econômica para a volta do trem de passageiro, mas esbarra no atrativo turístico e falta de força política. O trajeto sairia de estação em Lafaiete, passaria por Congonhas, Jeceaba, Belo Vale, Moeda, Brumadinho, Sarzedo e chegando a Belo Horizonte.

Estação ferroviária pode receber passageiros
Estação ferroviária pode receber passageiros/Foto:Reprodução

A intenção do “Trem Bão de Minas” que reuniu diversas cidades ligadas a ferrovia é trazer de volta o trem ligando a região até a Capital Mineira. A malha ferroviária já existe, faltando apenas atração da iniciativa privada. Em 2015, o vereador Carlos Magno e Carlos Vitoretti, representando o Sindicato dos Ferroviários de Conselheiro Lafaiete, foram a Salvador, durante encontro nacional dos ferroviários, e reivindicando o imediato retorno do trem de passageiro e turístico para a região do Paraopeba, entregou um documento representando a “Associação Trem Bão de Minas”, criada para tentar resgatar o transporte ferroviário no trecho compreendido pelas cidades de Belo Horizonte, Sarzedo, Ibirité, Mario Campos, Brumadinho, Moeda, Belo Vale, Jeceaba, Congonhas e Conselheiro Lafaiete.

As principais reivindicações da “Associação Trem Bão de Minas”, além do primordial que é a volta do transporte ferroviário de passageiros, são também a promoção da cultura, o resgate da memória ferroviária e a defesa e a conservação do patrimônio histórico e artístico das estações ferroviárias e todo o seu entorno.

Trajetos por onde passarão as linhas de trem de passageiro
Trajetos por onde passarão as linhas de trem de passageiro

Segundo informações, estudos já estão sendo realizados para viabilidade de condições para o rápido retorno do trem de passageiro e turístico para a região.

Diversos deputados e até mesmo o Governo de Minas estão juntos na volta do trem de passageiros. A audiência mostra o protagonismo da Lafaiete no tema e irá reivindicar apoio a outros órgãos do Governo Federal para o retorno do transporte ferroviário de passageiros na região de Minas Gerais.

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp