Na próxima segunda-feira, dia 27 de junho, às 10:00 horas, a Prefeitura de Congonhas entregará à população o Complexo de Saúde da cidade. O prédio, que abrigará a UPA TIPO 2 24h, o Centro de Especialidades Médicas (CEM), o laboratório de análises clínicas, a farmácia central, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), a Central de Material Esterilizada e a administração da Secretaria Municipal de Saúde, possui três pavimentos e foi construído em uma área de 5 mil metros quadrados, no bairro Praia.
A partir da terça-feira, dia 28 de junho, quando começa a funcionar, o complexo vai aprimorar ainda mais os serviços de saúde já oferecidos pelo município. “Estamos dando um salto de qualidade no atendimento médico à nossa população com este complexo. Poucos municípios brasileiros terão um atendimento tão especializado”, afirma o Prefeito, José de Freitas Cordeiro, o Zelinho.
A UPA TIPO II 24h funcionará no primeiro pavimento e terá capacidade para atender a uma população de até 200 mil habitantes da microrregião de Congonhas/Conselheiro Lafaiete. O espaço conta com sala de acolhimento para classificação de risco do paciente; três consultórios clínicos e um de pediatria; sala vermelha com três leitos; salas de observação com leitos masculinos e femininos; leitos de observação de pediatria e psiquiatria; sala de medicações; e sala para hidratação e inalação.
A UPA ainda terá sala da Coordenação da Urgência e Emergência, sala de coordenação de enfermagem, sala do serviço social, além de um almoxarifado próprio. A nova estrutura contará com um gerador de energia elétrica, gases medicinais canalizados, serviços de apoio 24h para realização de Raio-X e exames laboratoriais.
Atendimento
A UPA fará atendimento de urgências clínicas durante 24h, todos os dias da semana. A classificação de risco realizada já na chegada à Unidade otimizará o atendimento, permitindo a assistência integral aos pacientes que procuram o serviço, de acordo com a gravidade do quadro clínico.
Os pacientes da microrregião de Congonhas/Conselheiro Lafaiete serão acolhidos e atendidos e, caso necessário, encaminhados ao Hospital Bom Jesus ou a outras unidades de saúde de Congonhas, conforme necessidade. Os casos de urgência de natureza traumática de livre demanda serão acolhidos, atendidos e encaminhados ao hospital.
Profissionais
A equipe conta com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêutica, recepcionistas, equipe administrativa, guardas municipais, coordenação responsável em realizar o atendimento das urgências clínicas e pediátricas, transporte de pacientes em ambulâncias básicas e avançadas.
A equipe possui profissionais que possuem experiência em Urgência e emergência, sendo que grande parte já estava integrada ao quadro da Prefeitura há vários anos.
Além disso, o Núcleo de Educação Permanente já está em processo de implantação no serviço de Saúde, com o intuito de reforçar as ações já realizadas e implantar novos processos de aprendizagem para toda a equipe.
Outros serviços
O Centro de Especialidades Médicas (CEM), o laboratório de análises clínicas e a farmácia central ocuparão o andar térreo.
O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e a Central de Material Esterilizada ficarão no segundo pavimento do Complexo de Saúde e, no terceiro, funcionará o setor administrativo da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
SERVIÇO
COMPLEXO DE SAÚDE DE CONGONHAS
Inauguração dia 27 de junho, às 10h, na Praça Olímpica, s/nº, bairro: Praia, em Congonhas.
Informações para imprensa:
ETC Comunicação: Fernanda Pereira (31) 2535-5257 e Jihan Kazzaz (31) 99194-5966