O segundo semestre começou movimentado no Programa Gerdau Germinar. Estudantes de Ouro Branco e cidades da região têm realizado visitas técnicas no Biocentro Gerdau Germinar, o centro de educação ambiental da iniciativa. Só para este mês estão agendadas 33 visitas de instituições de ensino da região.
No local, que possui 48 hectares de áreas preservadas e estrutura adequada para desenvolver projetos e ações voltadas para sustentabilidade, as crianças e adolescentes têm a oportunidade de realizar uma série de atividades, que são programadas de acordo com a faixa etária dos grupos.
Só em 2016, mais de 3 mil estudantes da educação infantil e do ensino fundamental estiveram no espaço. Durante o passeio eles aprendem sobre reutilização de materiais, mata atlântica, educação patrimonial e biomas brasileiros.
De acordo com a analista de desenvolvimento ambiental do Programa Gerdau Germinar, Fernanda Montebrune, as visitas técnicas promovem momentos que unem a prática e a teoria das aulas, contribuindo para o aprendizado dos jovens. “O retorno dado pelos alunos e educadores que participaram da atividade é sempre muito positivo, o que reforça a importância de ampliarmos cada vez mais as temáticas adotadas e os públicos envolvidos na prática da educação ambiental oferecido pelo Programa Gerdau Germinar”.
Ainda há algumas datas disponíveis para visitação este ano. O agendamento deve ser realizado pelo telefone (31) 3749-2813 ou pelo e-mail [email protected].
Sobre o Programa Gerdau Germinar
Realizado em conjunto pelas áreas de Responsabilidade Social e Meio Ambiente da empresa, o Programa Gerdau Germinar é uma iniciativa voltada
para a prática da educação e conservação ambiental, reforçando o compromisso da Empresa com o desenvolvimento sustentável das regiões em que atua. Desde o ano de lançamento do programa, em 1990, mais de 250 mil pessoas foram beneficiadas pelas ações do projeto. Além de cursos para educadores, a iniciativa oferece ainda oportunidades de visitas técnicas, eventos, palestras, oficinas e projetos socioambientais nas escolas, abrangendo alunos e professores das redes de ensino da região de Ouro Branco.
O Programa dispõe de um centro de educação ambiental – o Biocentro Gerdau Germinar – com 48 hectares de área preservada e estrutura adequada para atendimento aos visitantes. Conta ainda com a Praça dos Biomas, na qual os visitantes podem conhecer de perto a representação de alguns dos mais importantes ecossistemas brasileiros: Cerrado, Campos Rupestres, Mata Atlântica, Restinga, Caatinga e Campos de Altitude. O Biocentro também atende colaboradores da Gerdau com ações para motivar a atuação responsável em todos os ambientes, como oficinas, reuniões e treinamentos no Sistema de Gestão Ambiental.
Imagem:Ilustrativa/Reprodução