26 de abril de 2024 02:09

UNB confirma tremor de terra em Itabirito no último domingo

 confirma tremor de terra em Itabirito no último domingo/Foto:Reprodução
UNB confirma tremor de terra em Itabirito no último domingo/Foto:Reprodução

Um tremor de terra assustou moradores de Itabirito, na madrugada do último domingo, dia 04 de setembro. O abalo fez com que os moradores usassem as redes sociais para expressarem o medo. Em todos as mensagens, os habitantes relataram ter sentido a terra tremer. Entre os bairros que sentiram o abalo está o Padre Adelmo, Santa Rita, Meu Sítio, Praia, Funcionários, incluindo o distrito de Acuruí.

Um dos relatos na rede social diz: “Por volta de 3h40, eu e minha esposa sentimos um estrondo muito forte, parecendo ser um mega trovão. Nesse mesmo instante sentimos um leve tremor de terra, parecia que era uma explosão seguida de ondas de choque. O mais impressionante foi o estrondo, que me fez lembrar do meteórico que caiu na Rússia”, contou.

O Sou Notícia entrou em contato com o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília e o Centro Sismológico da USP que ainda não tinham recebido esse registro. Porém, por volta das 10h desta segunda-feira, dia 05 de setembro, a UNB confirmou o abalo de 2.7 na escala Ritcher.

Por telefone, a equipe do Sou Notícia conversou com Juraci Carvalho, sismólogo da UNB. Ele explicou que o terremoto se trata de um evento pequeno e moderado. “Essa região costuma acontecer eventos dessa magnitude. Não é nada especial e o do último domingo foi raso, abaixo de 5km”, explicou.

Juraci ainda destaca que a região próxima a Belo Horizonte é famosa por registrar tremores de terra.

O Sou Notícia também conversou com o técnico em sismologia do Centro da USP, José Roberto Barbosa. Ele contou que esse tipo de abalo deve ser precisamente estudado, já que Itabirito está em uma região onde há muitas detonações e perto de Mariana, onde houve um dos maiores tragédias ambientais. “Devemos estudar com precisão esses abalos. Mas alerto que não é nada catastrófico, já que deve ter sido foi menor do que três pontos, o que é comum no Brasil”, explica.

Tremor de terra em Itabirito no dia 27 de agosto

O Centro de Sismologia da Universidade São Paulo (USP) confirmou que houve um tremor de terra sentido em Itabirito por volta das 0h02 do dia 27 de agosto, terça-feira. Pela medição o abalo teve magnitude de 2.2 mR e aconteceu nas proximidades da cidade. O evento também foi confirmado pela UNB.

Fonte: Sou notícia

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade