Nossa série de entrevista inicia com o candidato a prefeito de Conselheiro Lafaiete, Edie Oliveira Resende. Sua candidatura foi impugnada em primeira instância, mas ele recorreu ao Tribunal Regional Eleitoral na semana passada. Edie é presidente do PTC Conselheiro Lafaiete, nascido no bairro Santa Cruz (Barreira), solteiro, empresário, pai de 5 filhas, fundador da Cera Luminosa junto com seu irmão Edson em 1979, candidato a vice na chapa de Geraldo Augusto de Freitas em 1988, viveu nos EUA durante 12 anos retornando para Conselheiro Lafaiete em 2014 para iniciar sua campanha a prefeito, da qual já mantive diversos contatos com associações de bairros, clube de serviços e com a maioria da população. “Esperamos em 2 de outubro que sejamos, Edie Rezende e Vinicius, sermos sufragada pela população de Lafaiete que quer uma verdadeira mudança. Vote 36. Peco seu voto para resgatarmos a auto estima do lafaietense”, disse. Leia na íntegra a entrevista.
CORREIO– O que distingue sua candidatura das demais? Apontem-nos as diferenças com seus adversários?
Edie Resende– A renovação política de Lafaiete. Não tenho adversários e sim concorrentes.
CORREIO- O que motiva sua candidatura?
Edie Resende – Sou candidato pela cidade que eu amo. Onde vive a minha família, filhas, netos e meus amigos. Quero tornar a melhor cidade do Brasil.
CORREIO- Todos nós sabemos da tarefa espinhosa do cargo e das limitações financeiras de Lafaiete. O que fará de diferente já que hoje o orçamento precário não permite investimentos. O que fará para vencer este dilema? Como aumentar a capacidade de investimentos e recursos?
Edie Resende – E muito simples, acabar com o cabide e empregos de cargos comissionados, isso sim trará uma grande economia para os cofres do município, e investir nos funcionários públicos, efetivos e concursados.
CORREIO –Como vai administrar a cidade, em caso de vitória, tendo apenas um partido na sua coligação já que vai precisar de uma grande equipe e articulação com a Câmara e os demais setores da sociedade?
Edie Resende- O PTC 36 não fez conluio e não faria com o que ai esta. Já temos pessoas não vinculadas a partido politico, pessoas técnicas e honestas para preencher cargos de acordo com o seu profissionalismo, com os futuros vereadores, será um relacionamento de muita tranquilidade, uma vez que conheço100% dos postulantes ao cargo de vereador. Onde vejo que são pessoas honestas e junto comigo prefeito e Câmara teremos que ir de encontro ao anseio da sociedade.
CORREIO– Em linhas gerais qual seu programa de governo e suas prioridades?
Edie Resende– Resgatar a auto estima do Lafaietense.
CORREIO- A saúde em todas as pesquisas é apontada como prioridades pelos lafaietenses. Teria um plano específico para esta área ou setor?
Edie Resende– Sim. Em se tratando que a verba da saúde e uma verba do governo federal ou seja, uma verba carimbada, também com o enxugamento da maquina administrativa sobrara mais verbas para aplicação a saúde, como também em outros setores como educação, segurança e lazer.
CORREIO– Nos últimos 10 nos a região vive um boom econômico e todos a cidade como muitos alcunharam como de “dormitório”. O que faria para atrair investimentos e gerar renda? Como impulsionar o comércio local cuja vocação de Lafaiete é comercial?
Edie Resende– Como nossa cidade tem vocação comercial o dever do prefeito e sua equipe e rever a cobrança de impostos com o IPTU, sejam mais justas, o que hoje e muito alto para que os empresários tornem seus produtos com preços mais atraentese gerem mais empregos. Vou citar um exemplo o imposto de prestação de serviço e muito desproporcional com impostos das cidades vizinhas isto será revisto no meu governo. Gato 36
CORREIO- O que tua experiência pode contribuir para o crescimento e mais qualidade de vida para a população?
Edie Resende- Como vivi fora do meu pais e da minha cidade Lafaiete por 12 anos tenho experiência e me preparei para governar nossa cidade dando mais qualidade de vida, lazer, esporte, cultura para nossa população. Se tivesse espaço enumeraria esses tópicos de minha experiência para falar o que vou fazer da qualidade de vida da população em suma vamos resgatar a auto estima do Lafaietense.
CORREIO– Quando ganhar eleição ou tomar posse qual será seu primeiro ato?
Edie Rsende- Chamar a população em encontros para discutirmos os anseios e necessidades de cada setor, ou seja nossos atos serão voltados com a participação da sociedade.
CORREIO- Em caso do senhor não poder se candidato, já que foi impugnada sua candidatura em 1ª instância, quem vai apoiar?
Edie Rsende – Impugnação estamos recorrendo já em segunda instancia TRE-MG para revertermos esta situação trata-se de filiação partidária onde se lê sumula 20, sou ficha limpa. Se isto vier acontecer que não será o caso vou apoiar o meu vice e vamos ganhar essa eleição, e já pensando não apoiaria nenhuma chapa que ai esta, uma vez que não tenho rabo preso com ninguém. Em 2018 vamos buscar lançar candidatos de nossa cidade para deputado federal e estadual ficha limpa para buscar recursos junto ao governo federal e estadual.