Mais uma vez a votação foi pulverizada para a Câmara de Lafaiete. Foram 262 candidatos votados o que representou 84,61% dos votos válidos. Os números são expressivos diante de um cenário de apatia política.
Dos 13 vereadores, apenas 5 voltam a ocupar uma cadeira na poder. Divino Pereira (PSL) é o vereador com mais mandatos chegando a 5. Em seguida, vem Pedro America (PT) que tem 4 mandatos. A maior votação da Carla Sassi. Ela obteve 2,60% dos votos com a votação de 1.715.
Entre os 5 que foram reconduzidos apenas Sandro José (PSDB) e Fernando Bandeira (PTB) superaram suas marcas anteriores. Os outros 3 tiveram queda na votação.
O número de partidos representados aumentou de 8 para 9 legendas. Delas apenas 5 estarão representadas novamente (PT, PSDB, PSL,DEM e PTB).
O Solidariedade é novidade e tem 2 novos representantes. PT e DEM também terão dois assentos.
Aperto
Pedro Américo voltou ao legislativo por causa de 133 votos. Já João Paulo foi reeleito por diferença de apenas 29 votos. Fernando Bandeira chegou ao segundo mandato por 39 votos. O novato Lúcio da Farmácia (DEM) foi eleito por diferença de 27 votos.
Os novatos
Entre os novatos, dois voltam a Câmara. Chico Paulo (PT) e Darcy da Barreira (SD). Outro novato é o teatrólogo Geraldo Lafayette (PP).
Queda nos votos
Os 8 vereadores que perdem o mandato a partir de 1º de maio muitos viram suas votações despencaram. Toninho do PT, em 2012, chegou a 1.1734 e agora teve 502 votos.
Carlos Magno entre as duas eleições perdeu 534 votos, Zezé do Salão perdeu 451 votantes. Gildo Dutra também perdeu 322 votos. Pedro Loureiro e Pastor Boaventura perderam respectivamente 302 e 418 votos.
Queda
Outra característica desta eleição com a anterior foi a queda do coeficiente eleitoral. Em 2012, Fernando Bandeira foi o menos votado com 882. Neste ano, dos 13 vereadores eleitos, 3 estão abaixo desta votação.
O Solidariedade se beneficiou do baixo coeficiente chegando com dois vereadores: Darcy da Barreira (563 votos) e Carlos Nem (603 votos). Alan (PHS) chegou a Câmara com 677 votos.