O Colóquio Sylvio de Vasconcellos 100 anos acontece entre os dias 25 e 27 de outubro, em Belo Horizonte e Congonhas. Promovido pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais, sob coordenação da Professora Dra.
Celina Borges Lemos, o evento objetiva o reestabelecimento da importância do legado do arquiteto e pensador Sylvio de Vasconcellos e intenciona apresentar a atualidade das suas contribuições nos estudos da cultura e arquitetura mineira e brasileira. O evento acontece no Museu de Congonhas, na quinta-feira, 27, e também faz parte da programação da Festa Literária de Congonhas (FLIC).
O projeto tem como proposição principal homenagear o centenário de nascimento de um dos mais importantes pesquisadores e escritores da arte, arquitetura, cultura e cidades em Minas Gerais. Apesar do reconhecimento da importância do pensador Sylvio de Vasconcellos por parte de gerações posteriores a sua presença na Escola de Arquitetura UFMG, entre elas, as mais recentes desconhecem sua relevância para cultura mineira e brasileira. A partir da sua aposentadoria compulsória e especialmente, após o seu falecimento em 1979, estudos sobre suas contribuições acadêmicas foram muito raros e esparsos. A realização do colóquio visa colecionar, qualificar e divulgar seu legado.