Em publicação no seu site oficial, a Universidade Federal de São João del-Rei, se mostra surpresa com a decisão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em adiar a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em cinco dos seis campi da UFSJ cadastrados para as provas. O único campus da instituição onde ocorrerão provas no próximo fim de semana será o de Sete Lagoas. A Universidade informa que todos os campi tem condições plenas de realização do Enem, porém o Instituto arbitrou para os dias 3 e 4 de dezembro de 2016 a realização das provas nos três campi de São João del-Rei, no Alto Paraopeba e em Divinópolis.
Na região a medida atinge aqueles estudantes cujas provas estavam agendadas para os campi localizados em Ouro Branco e São João del Rei.
Segundo o Inep, a decisão se deu em razão das ocupações em campi da UFSJ e de outras instituições de ensino. Contudo, a Universidade afirma que todas as medidas foram tomadas para que as provas pudessem acontecer normalmente nos espaços desta Federal. Os estudantes que integram o movimento Ocupa na Reitoria, em reunião com o direção da UFSJ e com a coordenação do Enem em São João del-Rei, se mostraram solidários à realização do Exame Nacional, concordando em se deslocarem para área onde não haveria aplicação de provas no Campus Santo Antônio (CSA), o mesmo ocorrendo em Divinópolis, no Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO), dois únicos campi com ocupação de alunos.
A UFSJ reitera que todos os seus espaços estão disponíveis para que o Inep realize a aplicação do Enem no próximo fim de semana, conforme planejado, e que mesmo nos dois campi ocupados, os estudantes não estão alojados nas áreas de realização das provas e que continua com suas salas de aula e demais dependências à disposição do Inep para os dias 5 e 6 de novembro.
Os responsáveis pela realização do Enem em São João del-Rei foram comunicados da disponibilidade, garantida pela Reitoria, de todos os espaços da UFSJ para aplicação das provas neste próximo fim de semana. Os demais campi – Alto Paraopeba, Dom Bosco e Tancredo Neves – não apresentam quaisquer questões que justifiquem o adiamento das provas, assim como o Campus Sete Lagoas, mantido pelo Inep no cronograma de novembro.
A Reitoria da Universidade Federal de São João del-Rei informa ainda que a coordenadora local do Enem, Conceição Silveira, visitou o CSA na segunda-feira, 31 de outubro, e observou que, com base nas medidas tomadas pela instituição, as condições para a aplicação das provas estavam asseguradas, já que os alunos seriam alojados na biblioteca, fora da área de aplicação das provas, fato imediatamente comunicado ao Inep.
Fonte: Fato Real.