25 de abril de 2024 23:42

Garimpando – Uma rua encantada e seu passado – 8

… Lá, desde a Villa de Queluz, estava instalada a fazenda das Bananeiras, á margem da Estrada da côrte. Pertencia ao Barão de Suassui que, além desta, possuía

outras propriedades. Suas terras atingiam quase todo o vale e parte

do morro do alto dos pinheiros…

 

Imagens da Internet

Acima os brasões das famílias Tavares, Mello, Furtado e Mendonça.

 

O grande genealogista Allex Assis Milagre fez um excelente trabalho sobre a genealogia TAVARES DE MELLO. Vou transcrever apenas o que ineressa á genealogia do local que é focalizado aqui. São os antecedentes de quem morou neste bairro, que faz parte de sua história.

JOSÉ TAVARES DE MELLO, filho de Manoel Affonso Correia e Guiomar Cabral de Mello,  foi batizado na freguesia de Bom Jesus do Rabo do Peixe, Ilha de São Miguel, bispado de Angra, e falecido na fazenda da “Pedra de Cataguazes”, em Santo Amaro (Queluzito), a 17/11/1791.

Em primeiras núpcias, casou-se, em Portugal, com Maria da Conceição, tendo um filho: Bento José Tavares.

            Depois José Tavares de Melo casou-se (em Queluzito) no Brasil, em segundas núpcias, com Antônia Tavares Diniz, falecida em abril de 1829. Filhos do segundo casamento de José Tavares de Mello: Antônia Tavares Diniz; Francisca Angélica de Mello, casada com Joaquim da Costa Silva; Joaquim Tavares Diniz, nascido e batizado na freguesia de Prados, casado na igreja de Santo Amaro em 25/6/1800, com Marianna Francisca da Silva; Anna Antônia da Piedade, nascida em Santo Amaro a 11/2/1775 e falecida antes de 1829, casada na ermida Nª Sª da Boa Esperança do Cortume, em Santo Amaro, em 5/8/1795, com Luis da Cunha Lobo; José Tavares de Mello, o filho, que contraiu segundas núpcias com Joanna Marcelina Magalhaens, depois de julho de 1779.

Em 1823, José Inácio Gomes Barbosa, Capitão, filho do Capitão-mor José Inácio Gomes Barbosa e Maria Joaquina de São José, casou-se com Antônia Jesuína de Melo, filha do Alferes José Tavares de Melo e Joana Marcelina de Magalhães – casamento feito na Fazenda Engenho Grande, freguesia de Prados, pelo Cônego José Maria Ferreira Pamplona.

De acordo com Antônio Luiz Perdigão, … Lá, desde a Villa de Queluz, estava instalada a fazenda das Bananeiras, á margem da Estrada da côrte. Pertencia ao Barão de Suassui que, além desta, possuía outras propriedades. Suas terras atingiam quase todo o vale e parte do morro do alto dos pinheiros. Com a morte do Barão, a propriedade passou para o capitão Antônio Furtado de Mendonça.

           O barão e a baronesa não tinham filhos que fossem seus herdeiros.

Agora vamos ver porque a Fazenda das Bananeiras passou ás mãos do capitão Antônio Furtado de Mendonça.

De acordo com pesquisas de Allex Assis Milagre, de onde são tirados os dados que se seguirão, a baronesa Antônia Jesuína de Melo tinha uma irmã chamada Maria José Praxedes de Melo, nascida em 1808, casada na ermida da Fazenda das Pedras, em 24 de novembro de 1828, com Antônio Furtado de Mendonça, este nascido na freguesia de Itaverava e, na época morador no Pomba, filho de outro Antônio Furtado de Mendonça e de Antônia Maria da Assunção.

No próximo artigo iniciar-se-á a história da família descendente desse casal que esteve presente nas terras da Santa Matilde.

                                                                                          (Continua)

                                                     Avelina Maria Noronha de Almeida

                                                      avelinaconselheirolafaiete@gmail.com

 

 

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade