A diplomação do prefeito, vice-prefeito e vereadores eleitos em outubro deste ano para atuarem no mandato 2017/2020 aconteceu nesta quarta, 7 , no Fórum de Congonhas. A cerimônia foi realizada pela Justiça Eleitoral e coordenada pela juíza doutora Flávia Generoso de Matos, que em seu pronunciamento disse que a diplomação é a quarta e última etapa do processo eleitoral.
A juíza chamou a atenção dos diplomados sobre a responsabilidade de seus trabalhos e os convidou a refletir sobre seus papéis na cidade. “A escolha de vocês é de extrema responsabilidade. Como o solitário personagem Pequeno Príncipe (do escritor francês Antoine de Saint- Exupéry – 1900/1944) vocês são responsáveis pelo povo a quem cativaram. Vocês devem pensar no povo e para o povo governar”, afirmou doutora Flávia que terminou desejando aos diplomados sorte, compromisso e seriedade em seus trabalhos.
Luanda Gonzaga Evangelista que foi a coordenadora da Justiça Eleitoral nas eleições municipais disse que o objetivo do trabalho, que é garantir a legitimidade das eleições, foi alcançado. Agradeceu o apoio de sua equipe e reforçou o empenho de todos no processo eleitoral. “Dedicamos cada minuto do nosso trabalho a vocês partidos e candidatos”, disse Luanda.
O prefeito José de Freitas Cordeiro, Zelinho, logo após ser diplomado junto com o vice-prefeito Arnaldo da Silva Osório, falou da honra em participar pela sexta vez do evento de diplomação, sendo duas como vereador, duas como vice-prefeito e duas como prefeito, já que foi reeleito. “A idade traz experiência e apesar de atuar na política de Congonhas há 40 anos me sinto ainda um jovem com muita vontade de fazer o melhor para nossa cidade. Assumo o compromisso aqui hoje, de fazer um governo honesto, transparente e para o bem de todos. Reafirmo aqui o juramento de dar o melhor de minha vida em prol de Congonhas”, disse Zelinho.
Os vereadores foram diplomados pela doutora Flávia Generoso de Matos em ordem alfabética, a saber: Adivar Geraldo Barbosa, Conceição Aparecida Penido, Délcio Geraldo da Mata, Edonias Clementino de Almeida (Galileu), Eduardo Cordeiro Matosinhos, Evandro Alves de Almeida, Feliciano Duarte Monteiro, Igor Jonas Sousa Costa, Lucas Santos Vicente, Marcos Resende Amaro (Coruja), Nilton da Cruz Ramalho, Patrícia Fernandes Monteiro e Wagner Luiz de Sousa (Coelhinho).
Lucas Santos Vicente, conhecido como Lucas Bob é o mais jovem vereador eleito de Congonhas, falou em nome dos novos colegas da Câmara Municipal. “Temos a grande responsabilidade de trabalhar por uma cidade melhor. Que sejamos éticos e honestos em nossa jornada e que as decisões da câmara representem sempre os anseios da população”, afirmou Lucas.
Foram diplomados também os suplentes de vereadores Eduardo Ladislau Marques (Eduardo do Maranhão), Elias Vander, Emerson Ronan Inácio (Mércio), José Bernardes de Sousa (Juca do Ideal), Sandoval de Souza Pinto Filho e Sebastião Moreira.