Neste período do ano, chuvoso e quente, que representa o maior risco para a proliferação do Aedes Aegypti, transmissor da Zika, Dengue e Chikungunya, a Secretaria Municipal da Saúde, por meio do setor de Combate a Endemias, convoca a população a contribuir no combate ao mosquito e prevenção destas doenças.
Desta forma orienta para que as pessoas redobrem os cuidados, e observem periodicamente locais que possam se transformar em criadouros do mosquito em sua residência e no trabalho. Caixas d’água, calhas, piscinas, pratos de vasos de plantas, latas de lixo, baldes, garrafas, pneus, entre outros, se não cuidados adequadamente podem representar grande risco para a proliferação do Aedes Aegypti.
O Ministério da Saúde lançou recentemente em seu portal, um alerta, inclusive, para as pessoas que vão viajar e deixar os imóveis fechados nesse período. Isso porque, qualquer recipiente com água, mesmo que em pequena quantidade, pode virar um criadouro do mosquito transmissor da dengue, Zika e chikungunya num curto período de tempo. Os ovos do mosquito Aedes permanecem vivos por cerca de um ano sem água e basta apenas um contato com umidade para que as larvas apareçam.
Simples ações como tampar as caixas d’água, retirar pratinhos das plantas, cobrir e tratar as piscinas, manter os depósitos de lixo fechados, manter em local seco e coberto as garrafas e pneus, lavar com bucha os recipientes com água, como as vasilhas de água e alimento dos animais de estimação, não deixar lixo e entulho nos quintais, entre outros, contribuem muito para a prevenção das doenças que podem deixar marcar e até matar.
O município de Conselheiro Lafaiete registrou no ano passado mais de mil casos de dengue e está intensificando as ações de combate, na última semana realizou o LIRAa (Levantamento de Índice Rápido do Aedes) em toda a cidade e mutirões nos bairros Paulo VI e Santa Matilde. A programação seguirá em outros pontos da cidade e será divulgada em breve.
O Coordenador do Setor de Combate a Endemias, José Elias de Souza, enfatiza que os agentes têm atuado diariamente no combate e prevenção visitando todos os imóveis do município, realizando mutirões e orientando a população. No entanto, é necessário que todos fiquem atentos e contribuam cuidando, ao menos uma vez por semana, de suas casas, quintais e locais de trabalho. “Somente com a colaboração de toda a população será possível obtermos um resultado positivo e diminuirmos consideravelmente o números de casos destas doenças em nossa cidade”, destacou.
LIRAa – (Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti)
O LIRAa é uma metodologia que ajuda a mapear os locais com índices de infestação do mosquito Aedes aegypti e, consequentemente, alertar sobre os possíveis pontos de risco de epidemia da doença. A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do setor de Combate a Endemias, realiza o levantamento três vezes ao ano, nos meses de janeiro, março e outubro, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde. Esta ação é realizada pelos Agentes de Combate a Endemias (ACEs) em toda a área urbana. O objetivo do levantamento é identificar as áreas com mais ocorrência de focos do mosquito e os criadouros predominantes. Essas informações possibilitam a intensificação das ações de combate à dengue e outras doenças nos locais com maior presença do mosquito transmissor. Entre estas ações estão a realização de mutirões, intensificação nas vistorias, ações educativas, entre outras medidas.
O LIRAa também é importante para promover a mobilização, pois a partir daí a população tem a real dimensão da incidência do mosquito e fica informada sobre a incidência em seu bairro, o que leva as pessoas a darem mais atenção aos cuidados a fim de se prevenirem.
O resultado do último levantamento em Conselheiro Lafaiete, realizado entre os dias 9 e 13 de janeiro, apresentou um resultado de 0,5%, sendo que em 2.858 imóveis vistoriados, foram encontrados 15 focos positivos nos bairros Santa Efigênia, São Sebastião, Triângulo, São João, Rezende, Limas Dias, Tietê, Expedicionários, São Dimas e Carijós.