A presença em massa da população nas primeiras sessões do ano na Câmara de Congonhas foi comentada pelos vereadores.
O movimento maior no plenário ocorreu devido à difusão de um vídeo postado pelo vereador Vagner Luiz de Souza (PROS) nas redes sociais convidando toda a população para acompanharem a votação do Projeto de Lei 001/2017 que extinguiu três cargos de alto escalão da Câmara e permitiu a criação de outros cinco cargos com salários menores, além da redução de 5% no valor dos vencimentos dos funcionários ligados à Mesa Diretora.
O vereador Délcio Geraldo Damata (PSDB) aproveitou a oportunidade para conclamar a população de Congonhas a participar mais ativamente dos trabalhos do legislativo municipal. “Eu quero que vocês frequentem mais esta Casa porque aqui é Casa de discussão”, disse.
Relembrando os debates sobre o tombamento da serra de Casa de Pedra que lotaram o plenário da Câmara em 2011, Feliciano Monteiro (PSD) se mostrou satisfeito com a presença da população na primeira reunião de 2017. “É uma grande alegria voltar a Câmara e ver a participação popular nessa discussão. O povo precisa conhecer o que está sendo discutido nesta Casa”, frisou.
A vice-presidente do legislativo municipal, vereador Conceição Aparecida Penido (PTB), também manifestou seu entusiasmo por ver o salão do plenário lotado: “Estou feliz de ver a Casa tão cheia. Isso poderia estar acontecendo sempre. “Muitas vezes durante o último mandato, só uma ou duas pessoas estavam presentes nas reuniões. A presença de vocês ajuda a fortalecer a responsabilidade do trabalho do vereador”, enfatizou.
A opinião de Cida foi comungada pelo colega parlamentar Edonias Clementino (PHS) que parabenizou também o público que acompanhou a reunião pelos veículos de comunicação da Câmara e pelas redes sociais: “Espero que em outras reuniões esta Casa esteja cheia, porque só assim o vereador será mais cobrado. Parabéns para quem está acompanhando também pelo radio e internet”.
O vereador Pastor Evandro (PSC) deu boas vindas a todos presentes e disse esperar ver sempre “Casa cheia” nas próximas reuniões. “Quero cumprimentar o povo e pedir ao presidente que compre pelo menos mais umas 50 cadeiras para colocar aqui, porque eu acredito que as próximas reuniões serão assim: a Câmara estará cheia. Nós temos que trabalhar para isso”, concluiu o parlamentar.