Mostrar a força da região e atuar na defesa intransigente dos interesses dos municípios. Estes são os principais objetivos do novo secretário executivo da Associação Micro Regional dos Municípios do Alto Paraopeba (Amalpa), Vicente Faria, escolhido a dedo pelo neo presidente, o prefeito de Lafaiete, Mário Marcus logo após sua aclamação ocorrida na quinta feira passada, dia 12.
Vicente Faria tem um curriculo invejável e por 3 vezes comandou a prefeitura Lafaiete. Entre 2009-2012 esteve a frente da Amalpa no mesmo cargo período em que construiu a sede da entidade situada no Bairro Carijós.
Em entrevista a nossa reportagem Vicente adiantou que já está em visita aos prefeitos na conquista de novas filiados. Atualmente são 13, mas a intenção em um curto espaço de tempo é de chegar a casa de 20. “Estou visitando pessoalmente diversas prefeituras e conversando com os prefeitos. Essa minha missão de fortalecer a região através da Amalpa”, disse.
As cidades de Congonhas e Ouro Branco já anunciaram o retorno a entidade, mas Faria Paiva aguarda a adesão dos prefeitos de Rio Espera, Moeda, Capela Nova, Entre Rios de Minas e Desterro de Entre Rios. “Uma região só é forte e reconhecida pelo governo de estado se ela é organizada. Para fazer valer nossa voz e angariar recursos precisamos de uma Amalpa forte, fortalecida e revigorada”, analisou no alto de sua experiência política.
Vicente disse que pretende visitar as cidades de Ouro Preto, Mariana e Itabirito para levar a proposta da entidade aos prefeitos.
Convênios
Anunciado como uma das prioridades do novo presidente, o setor de convênios já está funcionando na entidade. Um funcionário acompanha diariamente o sistema de liberação de recursos dos governos estadual e federal e vai auxiliar os municípios na formulação de projetos. O setor de engenharia e topografia permanece em plena atividade como também o maquinário está disponível às prefeituras.
No ano que completa 40 anos e em plena maturidade política, a entidade prepara novos caminhos de desenvolvimento regional integrado.
Já para a próxima reunião, que acontece dia 17, em Queluzito, às 9:00 horas, representantes da Caixa Econômica Federal vão expor e divulgar os recursos disponíveis a prefeitura e os convênios.
Ao final da entrevista, falando aos seus adversários, Vicente Faria disse que não há qualquer impedimento legal que ela não possa exercer o cargo de diretor executivo.
Presidente
Ontem dia 19, no programa de rádio da prefeitura, o presidente da Amalpa e prefeito de Lafaiete, Mário Marcus (DEM), abordou que a entidade não deve se limitar apenas na prestação de serviços como maquinários e engenharia, mas auxiliar os municípios na captação de recursos. “Como um fórum de prefeitos que vai discutir os problemas comuns precisamos trazer para dentro da entidade uma nova política regional”, disse.