A Prefeitura de Conselheiro Lafaiete, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, informa que as ações de prevenção e monitoramento da febre amarela vem sendo realizadas no município desde o início do mês de janeiro.
Com a divulgação da confirmação da doença em um primata encontrado na cidade, o Secretário de Saúde, Alessandro Gonçalves, intensificou as ações e adotou o protocolo de ação determinado pelo Ministério da Saúde. A área onde apareceu o macaco está sendo monitorada através da visita de Agentes de Saúde nos domicílios, aplicação do fumacê para combate ao mosquito transmissor e vacinação.
O Secretário pediu a compreensão da população em não agredir os primatas e caso encontre algum morto acione imediatamente o Centro de Controle de Zoonoses – CCZ, pelo telefone 3769 22 29.
Ana Paula Meireles, responsável pelo setor de vacinação no município, destacou que há vacinas disponíveis em todas as unidades de saúde e que logo após o carnaval a Secretaria de Saúde irá realizar um dia D onde com vacinação em massa. Portanto não há necessidade de correria uma vez que o estoque está normal.
Para saber mais sobre a Febre Amarela e como se tratar acesse o site da prefeitura www.conselheirolafaiete.mg.gov.br