Após a agitação de Carnaval, começa o período das penitências, com celebração de missas nas igrejas católicas de todo o país. Em Lafaiete e região, a quarta-feira de Cinzas devolve a tranquilidade às cidades históricas.
A celebração não é anunciada porque nesta época os sinos ficam em silêncio e os fiéis participam de cerimônia secular. A missa de quarta-feira abre a Quaresma, o período de 40 dias que antecede a Páscoa. É um momento de reflexão para os católicos.
Em diversas paróquias haverá a tradicional celebração com a distribuição das cinzas e a abertura da Campanha da Fraternidade que terá como tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2.15).
O grande desafio da Campanha da Fraternidade 2017, como em todos os anos, é a formação da consciência de modo que as pessoas contemplem o meio ambiente de uma forma mais cristã. A proposta do tema é dar ênfase a diversidade de cada bioma e criar relações respeitosas com a vida e a cultura dos povos que neles habitam, especialmente à luz do Evangelho.
Pela tradição da Igreja Católica, a quarta-feira de Cinzas é o marco da preparação para a Páscoa. São 40 dias em que as pessoas devem se sacrificar de alguma maneira para demonstrarem sua fé. O sacrifício mais comum hoje, e durante toda a quarentena é a abstinência da carne na alimentação.