O Carnafolia 2017 foi um sucesso! Durante cinco dias, cerca de 30 mil foliões compareceram à festa, que aconteceu de forma tranquila, sem qualquer ocorrência relevante, segundo dados da Polícia Militar. Cerca de 40 atrações, entre blocos carnavalescos e shows, movimentaram o Palco Marechal e o Quarteirão do Samba. Participaram artistas locais e bandas de destaque do Carnaval mineiro, como a Bartucada. A história da festa congonhense também não ficou de fora: este ano, foi lançado o CD “Nossas Marchinhas, Nossa História”, reunindo 10 canções tradicionais dos blocos que desfilaram no passado da Cidade dos Profetas.
A interatividade digital foi a grande novidade do Carnafolia 2017. Além de acompanhar, de qualquer parte do Brasil, a cobertura do evento em tempo real pela página oficial da Prefeitura de Congonhas no Facebook, com links de transmissão ao vivo dos shows e blocos de destaque, o público aderiu às hashtags #CongonhasFolia e #Carnafolia2017, utilizadas também no Instagram. Ao publicar fotos e interagir com os meios digitais do Governo Municipal, os foliões apareceram no telão do Palco Marechal. A campanha do Carnafolia 2017 no Facebook alcançou mais de 71 mil pessoas.
O Carnaval de Congonhas, que é organizado pela Prefeitura Municipal, por meio de diversas secretarias como a de Cultura, Comunicação, Obras e Fumcult, também mobilizou positivamente a economia da cidade em tempos de crise. Além de atrair mais turistas, a melhor festa da região gerou renda para o comércio e para os moradores. É o caso da costureira Margarete Gomes, que costurou e customizou abadás dos blocos que passaram pela avenida Marechal. Ela garante que o Carnaval da cidade foi muito bom. “As pessoas estavam animadas e se divertindo. A festa ocorreu com muita segurança. Isso dá uma tranquilidade para participarmos e trazermos a família”, destaca. Comerciantes, hoteleiros, ambulantes, artistas e inúmeros técnicos também comemoraram os efeitos positivos de geração de renda da folia, uma das maiores realizadas este ano no interior mineiro.