As prefeituras de Congonhas, Ouro Branco e Conselheiro Lafaiete programaram o dia “D” de vacinação contra febre amarela para sábado, 4 de março. Todas a unidades básicas de saúde dos três municípios e outros pontos de apoio funcionarão de 8h às 17h naquele dia.
Em Congonhas, a vacinação acontece durante toda a semana e quando acaba o estoque enviado pelo estado o cidadão entra em uma lista de espera.
Para receber a vacina, basta comparece aos pontos de vacinação portando documento de identificação, cartão de vacina e cartão SUS.
De acordo com o coordenador de PSF, Juscelino Ribas, “a necessidade da campanha se deve à mudança da situação epidemiológica da região, ocasionada pela confirmação de um macaco morto, de diagnóstico positivo para o vírus da febre amarela, em Conselheiro Lafaiete, além da morte de outros macacos, mas ainda sem resultados de análise”. Na região já foi confirmada a circulação do vírus.
A cobertura vacinal da população é importante para realização de bloqueio da transmissão do vírus e impedir que ocorra transmissão silvestre ou urbana da doença. Em Congonhas, as áreas rurais já foram totalmente percorridas pelas equipes de saúde da família. Os agentes de saúde verificam a situação vacinal dos moradores e providenciam a vacina imediata daqueles que estão em atraso.