Durante a sessão de ontem à noite, dia 9, o vereador Sandro José (PSDB) voltou a levantar a polêmica do excesso de caminhões pesados nas ruas centrais de Lafaiete. Ele cobrou fiscalização rigorosa do Departamento de Trânsito e classificou como uma tragédia anunciada a situação de que caminhões podem, como já ocorreu por diversas vezes, não suportarem o peso na subida íngreme da Avenida Telésforo Cândido de Resende e provocarem um acidente de maiores proporções. Fernando Bandeira cobrou restrição aos caminhões.
Histórico
O assunto em pauta é discutido pelo menos há 10 anos Lafaiete. O aumento crescente do número de veículos cria um gargalo de infra estrutura. Caminhões que chegam a cidade de vindos da BR 482 ou da MG 129 são obrigados a passarem pelo centro da cidade.
A única alternativa seria construção da contorno leste, uma grande avenida que está sendo projetada pela Via 040, como contrapartida da empresa pela concessão do governo federal.
A empresa tem até 2022 para concluir a obra mas estudos de campo já começaram, mas como sempre esbarram em desapropriações e licenças ambientais.
A avenida contorno, como também é chamadas, sairia pelo Gagé a esquerda, passaria pela 482, próximo a UNIPAC, e chegaria depois do parque de exposições, uma obra de 15 km que resolveria o principal transtorno viário de Lafaiete.
Contorno leste
A contorno leste ligaria a BR 040 a 040 com a BR-482, em direção a Piranga, que também serve de acesso à BR-356, para quem segue para o litoral capixaba, e ainda com a MG-129, rota para Ouro Branco.
Um estudo feito por uma comissão, em 2014, criada pelo então prefeito Ivar Cerqueira (PSB) demonstrou que trafegam pelo centro de Lafaeite cerca de 750 veículos pesados, por não terpor não ter uma ligação direta das rodovias que cortam o município.