Congonhas teve 10 obras aprovadas pelo PAC Cidades Históricas e é uma referência para outras cidades na eficiência e comprometimento na realização dos projetos e execução dessas obras, destacou Kátia Bogéa, presidente do IPHAN
Abençoada por um céu azul vibrante, a Igreja da Matriz de N. Sra. da Conceição reabriu as portas na manhã desta quinta-feira, 30, após a restauração dos Elementos Artísticos Integrados. A obra, que demonstra o respeito do Governo Municipal à cultura, fé e devoção dos congonhenses, foi financiada pelo PAC Cidades Históricas, em uma parceria entre o Governo Federal, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e a Prefeitura de Congonhas.
A cerimônia contou com a presença da presidente do IPHAN, Kátia Bogéa; do diretor do PAC, Robison de Almeida; da superintendente do IPHAN, Célia Maria Corsino; do chefe de representação regional do Ministério da Cultura de Minas Gerais, Aníbal Henrique; do reitor da Basílica do Senhor Bom Jesus, Cônego Geraldo Francisco Leocádio; do pároco da Matriz de N. Sra. Da Conceição, Padre Paulo Barbosa; do promotor, Dr. Vinicius Alcântara; do Prefeito Zelinho; e da equipe do Governo Municipal, vereadores e outras autoridades. A comunidade também acompanhou, emocionada, a reabertura da igreja.
O pároco da Matriz de N. Sra. Da Conceição, Padre Paulo Barbosa, presidiu a bênção de reabertura e reforçou a importância da igreja para a comunidade. “A Matriz evoca a espiritualidade. Parece uma senhora de braços abertos, uma mãe que acolhe seus filhos. Uma igreja que completa a representação da Sagrada Família em Congonhas e de onde se originou a Semana Santa, festa tão tradicional em nossa cidade. Preservar a nossa igreja é cuidar da nossa cultura, da nossa fé e devoção. Somos eternos guardiões dessa obra”, completou ao abençoar a Pedra Fundamental de construção da igreja.
Kátia Bogéa, presidente do IPHAN, se pronunciou agradecendo o apoio de todos os envolvidos na entrega desta obra e ressaltou o pioneirismo e competência de Congonhas na execução dos projetos. “Congonhas teve 10 obras aprovadas pelo PAC Cidades Históricas e é uma referência para outras cidades na eficiência e comprometimento na realização dos projetos e execução dessas obras. Congonhas saiu à frente das outras cidades quando elaborou os projetos com recursos próprios e possibilitou a agilidade na iniciação das obras. Parabenizo o prefeito Zelinho e toda a sua equipe pela competência. Congonhas é um exemplo!”, elogiou.
“Este é um momento de júbilo e alegria para todos nós. Esta igreja é muito importante para a nossa cidade e abriga obras de grandes mestres como Aleijadinho e Servas. Recebemos a responsabilidade de sermos parceiros do IPHAN para preservarmos a nossa história e nossa cultura. Esta é uma das nossas prioridades. É uma emoção enorme para mim como prefeito entregar essa obra”, disse o prefeito Zelinho.
A reabertura e a restauração dos Elementos Artísticos da Matriz de N. Sra. da Conceição ganhou destaque na imprensa nacional e atraiu diversos veículos de comunicação, como Jornal Estado de Minas, Globo, Band e CBN.