27 de abril de 2024 11:52

IV Festival de Violoncelos de Ouro Branco divulga programação e reúne virtuoses em Minas

Evento será realizado de 10 a 15 de abril, com concertos também em Belo Horizonte e Ouro Preto. Estudantes e músicos de várias partes do mundo participam do festival

IV Festival de Violoncelos de Ouro Branco divulga programação e reúne virtuoses em Minas/Divulgação

A Casa de Música de Ouro Branco realiza em 2017 a quarta edição do Festival de Violoncelos. Entre 10 e 15 de abril, o evento reúne na cidade mineira estudantes, professores e músicos de diversas partes do Brasil e até mesmo de outros países

O Festival de Violoncelos de Ouro Branco tem em sua programação master classes, oficinas, recitais e concertos (também em Ouro Preto e Belo Horizonte), com a participação dos alunos e professores. Este ano participam nomes como Eduardo Swerts (violoncelista), Fábio Presgrave (violoncelista e professor da UFRN), Kayami Satomi (violoncelista e professor da UFU),  Márcio Carneiro (violoncelista e professor), além de Risa Adachi (pianista convidada).

Pela primeira vez, o festival recebe a violoncelista  Elise Pittenger e o pianista Ricardo Castelo Branco. Pittenger se mudou para o Brasil em 2010, para integrar a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, na qual exerceu o cargo de chefe do naipe de violoncelos de 2011 a julho de 2015. Também atuou como solista em 2012 e 2013. Atualmente, é professora de violoncelo na Universidade Federal de Minas Gerais. Castelo Branco é pianista experiente, com mestrado na Alemanha e participação em diversos festivais. Atuou como professor e pianista acompanhador na Universidade Estadual de Minas Gerais no período de 2005 a 2010. Atualmente ocupa o cargo de pianista acompanhador na Universidade Federal de São João Del-Rei.

O evento tem  direção geral de Kênia Libânio e direção artística do violoncelista Matias de Oliveira Pinto, idealizador do projeto. Pedagogo muito solicitado, Matias é professor de violoncelo na Universidade das Artes de Berlim e na Faculdade de Música de Münster. Realiza extensas tournées pelos EUA, vários países da América do Sul, toda a Europa, Ásia, Nova Zelândia e Austrália, apresentando-se também em importantes festivais.

Em 2017, o festival traz algumas novidades. Uma delas são as dez bolsas – no valor de R$300 (trezentos reais) cada – concedidas aos candidatos que se encaixarem melhor no perfil do evento. A avaliação será feita durante o festival, pelos professores e pela direção artística. A outra novidade desta edição é a seleção de artigos científicos, selecionados para exposição oral e consecutivas discussões durante o festival.

Programação

O Festival de Violoncelos de Ouro Branco tem início no dia 10 de abril, segunda-feira, às 20h30, no auditório do Hotel Verdes Mares, onde se apresentam a violoncelista Elise Pittenger e o pianista Ricardo Castelo Branco. No programa,  Sonata No. 3 para Violoncelo e Piano em lá maior, opus 69, de Ludwig van Beethoven, Pequena Suíte, de Heitor Villa-Lobos e Sonata para Cello e Piano, em ré menor, Op. 40, de Dmitri Shostakovich.

No dia 11 de abril, terça-feira, no mesmo horário e local, o concerto será com os professores e violoncelistas Eduardo Swerts, Fábio Presgrave, Kayami Satomi, Marcio Carneiro, Matias de Oliveira Pinto e a com a pianist Risa Adachi. O programa será bastante diversificado, com composições de J. S. Bach, Carl Vine, Astor Piazzolla e Manuel de Falla.

Já na quarta-feira, 12 de abril, os mesmos músicos se apresentam em Ouro Preto, no Teatro Municipal – Casa da Ópera, o mais antigo em funcionamento da América Latina. O concerto será às 19h.

No dia 13 de abril, quinta-feira, às 14h30, haverá a Tarde Contemporânea e Avaliação de Trabalhos Científicos. Será a estreia mundial da obra Cavalo Marinho para Cello Solo, de Paulo Lima, apresentada por Matias de Oliveira Pinto. Na mesma ocasião, Fábio Presgrave tocará  Lamento quase mudo, de Sílvio Ferraz. À noite, o  público terá a chance de apreciar os vencedores do I Concurso de Violoncelos de Ouro Branco/2016 – Emma Osterrieder, Sophie Charlotte Rees e  Miguel Balloussier Fernandes Braga – também no auditório do Hotel Verdes Mares, às 19:00.

Na sexta-feira, 14 de abril, às 20h30, o Ensamble do IV Festival de Violoncelos de Ouro Branco se apresenta na Capela de Santana da Fazenda Pé do Morro. O encerramento do festival será em Belo Horizonte, no sábado, 15 de abril, às 17h, no Museu das Minas e do Metal MMGERDAU, na Praça da Liberdade, também com o Ensemble do festival.

Todos os concertos têm entrada gratuita.

 As oficinas, master classes, palestras e ensaios serão realizados de 10 a 15 de abril, das 9h às 13 e das 14:30h às 19h, no Hotel Verdes Mares.

O Festival de Violoncelos de Ouro Branco tem o apoio do Consulado Geral da República Federal da Alemanha – Rio de Janeiro, do Hotel Verdes Mares,  do Hotel Fazenda Pé do Morro, do Teatro Municipal – Casa da Ópera de Ouro Preto e  do MMGERDAU.

 

 

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade