×

Fatos e opinião – Memorial histórico da Paroquia de São Sebastião

Pelos idos do século XIX em decorrência do rápido progresso da parte baixa da antiga Queluz, o bairro Conselheiro Lafaiete nasce a margem da Ferrovia da Central do Brasil. O padre Américo Adolfo Taitson 12º pároco da Matriz de Nossa Senhora da Conçeição de Queluz fez o pedido à Cúria Metropolitana de Mariana de provisão para construção de uma Capela em honra ao glorioso Mártir São Sebastião, datada de 22 de abril de 1903. A finalidade era garantir assistência espiritual aos ferroviários que povoavam a região. A construção da atual Igreja de São Sebastião teve a participação especial dos ferroviários que ajudaram como voluntários na mão de obra e cedendo uma parte de seus salários para custear as despesas.

Nos livros de registros da paróquia existem assentos de casamentos e batizados realizados nesta Capela a partir de 1908, curato da paróquia de nossa senhora da Conçeição que fazia divisa com cidades vizinhas.

A atual Igreja, cuja construção teve inicio durante o curato de padre Antonio Prette, primeiro padre e benfeitor a serviço da Igreja de São Sebastião concluiu-se na década de 30, quando o Cônego José Sebastião Moreira exercia o oficio de pároco. Foi o Cônego Moreira quem mudou o projeto da obra, aumentando-lhe o tamanho e contratado o artista italiano Pietro Gentillli, que pintava a Capela de São José do Seminário Maior de Mariana, para fazer a decoração, restando hoje, apenas a pintura da cúpula da Capela-Mor e a pintura de Santa Cecília no coro da Matriz, datadas de 1932.

Aos vinte seis dias de julho de 1914, a Igreja de São Sebastião é presenteada com novos sinos, doados pela Rainha Helena, da Itália, em atenção a um pedido da colônia de Queluz. Em 22 de novembro de 1941 A Capela de São Sebastião é elevada a categoria de sede da nova Paróquia de São Sebastião por provisão de Dom Helvécio Gomes de Oliveira, então Arcebispo Metropolitano de Mariana. Seu primeiro Pároco foi o saudoso Monsenhor Antonio José Ferreira, que permaneceu à frente da paróquia até sua morte, em 1985, sendo substituído por seu irmão, Padre Hermano José Ferreira, também até o seu falecimento na noite de domingo, 01º de fevereiro de 2004.

Mesmo enlutada, a Paróquia de São Sebastião recebeu com alegria o Cônego Antônio Eustáquio Barbosa, nomeado em fevereiro e empossado no dia 19 de março de 2004. Cônego Eustáquio permaneceu entre nós com sua alegria e disponibilidade até o ano seguinte, quando Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida nomeou o Padre Magno José Raimundo Murta como pároco. Em seu paroquiato, Padre Magno deu forte impulso a ação pastoral.

Em outubro de 2010, Dom Geraldo Lírio Rocha, Arcebispo Metropolitano de Mariana e Presidente da CNBB, nomeou o Padre Daniel Marcos Lima como novo pároco de São Sebastião.

Celebremos com grande júbilo e ação de graças o septuagésimo ano da criação da Paróquia de São Sebastião!

SEMANA SANTA NA MATRIZ DE SÃO SEBASTIÃO SE                                                                                                                         DESTACA EM LAFAIETE NO BRASIL INTEIRO E NO MUNDO

Dia 14 de abril de 2017, SEXTA – FEIRA DA PAIXÃO

MEMORIAL DA PAIXÃO E MORTE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO

A vida e padecimento de Jesus, sua morte com requintes de crueldades na CRUZ é e continuará por todos os séculos sendo um acontecimento relevante tão comovente e marcante na vida social cristã, testemunhada no passado distante dos dias atuais, retratando com ricos detalhes como e por que “Jesus Nazareno Rei dos Judeus” derramou até a última gota de seu precioso sangue e ainda foi condenado à morte na cruz. “Cristo foi morto e sepultado, venceu a morte e ressuscitou no terceiro dia, como está inserido nas sagradas escrituras. Jesus filho de José e da Virgem Maria nascido por obra e graça do Espírito Santo”.

No céu, Deus cheio de poder e bondade enviou o BOM PASTOR a terra SANTA levando a humanidade a cultura, remediando a própria dor dos pecadores, dando lhes o perdão e a eterna salvação de suas almas. “Jesus é o Caminho a Verdade e a vida eterna”.

Matriz de São Sebastião/Reprodução

Na escadaria da Matriz de São Sebastião de 13 às 14 h30 : Sermão das Sete palavras do Divino Redentor na Cruz pregado pelo Rv.mo Sr. Padre Valter Magno de Carvalho, às 15 horas: Solene Ação Litúrgica, Oração Universal, Adoração do Cristo na Cruz e distribuição da Eucaristia na Matriz de São Sebastião e na Capela de São Gonçalo.

Às 19 horas: Na escadaria da Matriz, ENCENAÇÃO da Paixão e Morte de Jesus Cristo e descendimento da Cruz. O Sermão foi pregado pelo Rev.mo Sr. Padre Adilson Umbelino Couto. Em seguida, o canto da Verônica e a saída da piedosa Procissão do Enterro de Nosso Senhor com a presença marcante do figurado Bíblico acompanhada por uma multidão de fieis Lafaietenses e numerosos Romeiros visitantes de várias outras cidades.

O Conselho Paroquial da Matriz de São Sebastião e o Padre Daniel Marcos Lima juntamente com seus auxiliares e Padres das Paróquias de outros Municípios foram alvos de calorosos e merecidos elogios pela excelente participação na recente Solenidade da Semana Santa realizada na Matriz de São Sebastião da ditosa Cidade mineira de Conselheiro Lafaiete/MG.

A Solene Semana Santa realizada na Matriz de Nossa Senhora da Conceição padroeira de Lafaiete, que tem como seu pároco o Rev.mo Sr. Padre José Maria Coelho da Silva, aconteceu num clima de fé e religiosidade cristã de seus paroquianos e teve a participação católica de uma multidão de Lafaietenses, visitantes de outras cidades e o figurado Bíblico fez jus aos merecidos elogios recebidos na Praça da Basílica do Sagrado Coração de Jesus em Conslheiro Lafaiete/MG. O brilhante Sermão do descendimento de Nosso Senhor Jesus da Cruz, foi pregado pelo Pároco da Imaculada Conceição Padre José Maria.

Até a próxima edição se Deus assim nos permitir com NOVAS NOTÍCIAS do maior interesse de nossos numerosos leitores de Entre Rios de Minas, cidades vizinhas e em toda a Região do interior de Minas Gerais, do Brasil, e vários outros países do mundo.

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp