×

Caranaíba parou para ver a “banda passar”

Um final de semana em que Caranaíba celebrou seus valores, suas raízes e sua cultura. Entre os dias 5 a 7, a prefeitura promoveu o VI Encontro de Bandas cujo evento contou com uma participação expressiva de 14 corporações.

Músicos tocaram o Hino Nacional e emocionaram o público/CORREIO DE MINAS

A cidade parou para assistir uma das mais tradicionais e genuínas manifestações culturais do interior de Minas e mais de 500 músicos estiveram presentes e tocaram no festival. A música está viva na história e na cultura do povo caranaibense. A Sociedade Musical Gloriense, anfitriã da festa, mostrou o valor dos talentos cuja banda se renova a cada ano com um encontro de gerações ao longo de quase 100 anos de fundação. No próximo, dia 15 a banda comemora 105 anos endo como maestro Luiz Araújo.

As bandas desfilaram pela charmosa praça Marciano Vieira e em seguida formaram o tradicional bandão tocando a música “Capitão Caçula”. Após um farto e delicioso almoço, cada banda se apresentou no palco onde foram condecoradas pela participação no encontro.

Autoridades presentes ao evento/CORREIO DE MINAS

Ainda na sexta feira, sábado e domingo o público lotou a praça principal para assistir shows musicais com cantor Paulo Rafael, Chess e Evanir Moreira.

História, música e arte

Paralelamente ao encontro de bandas, Caranaíba celebrou sua cultura, sua arte e sua história. No sábado, ocorreu apresentação do congado preservando esta manifestação cultural presente na raiz e na identidade de seu povo.

14 bandas encheram as ruas de Caranaíba/CORREIO DE MINAS

No domingo, dia 7, aconteceu a feira cultural, uma iniciativa da secretaria municipal de educação e envolvimento da comunidade escolar. A feira foi resultado da mobilização dos alunos em torno de pesquisa e estudo sobre a história de Caranaíba, suas figuras, sua cultura, seus artistas, seus escritores, sua música e seu patrimônio histórico como também uma exposição fotográfica do setor rural do município. Durante 30 dias os estudantes se preparam para a tarefa.

Feira mobilizou alunos em torno da preservação dos valores da cultura e da música de Caranaíba/CORREIO DE MINAS

Na praça estavam expostos um pouco da riqueza cultural do povo caranaíbenses. O congado, quadros de artistas plásticos locais, o artesanato, a história da música, documentos e figuras que fizeram parte da memória de Caranaíba.

A locução e apresentação do festival ficou a cargo da voz marcante de Nilson Canuto.

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp