O prefeito Zelinho tomou posse como secretário da nova Diretoria da Associação Mineira de Municípios (AMM). A solenidade aconteceu no encerramento do 34º Congresso Mineiro de Municípios, ocorrido nessa quinta-feira, 11, no Expominas, em Belo Horizonte. O presidente eleito Julvan Lacerda, prefeito de Moema, cidade do Centro-Oeste do estado, voltou a agradecer àqueles que, como Zelinho, abriram mão de suas candidaturas em favor da união em torno de uma só chapa e ratificou a promessa de dividir com os membros do conselho gestor as decisões.
O prefeito de Congonhas assegura que “o principal objetivo desta gestão que dirigirá a AMM, no próximo biênio, será fortalecer os municípios. “Atualmente grande parte dos recursos arrecadados com impostos vai para a União, e os encargos sociais ficam com as prefeituras. E ainda temos de responder pela Lei de Responsabilidade fiscal. Se ultrapassarmos o limite permitido com a folha de pagamento dos servidores, que é de 54%, o estado e a União travam o repasse de convênios, e o Município fica em situação muito difícil, o que vem acontecendo atualmente na maior parte das cidades”, lembra.
Mas como ex-presidente da Associação Mineira de Municípios Mineradores (AMIG) entre 2015 e 2016 e atual do Consórcio Público para o Desenvolvimento do Alto Paraopeba (Codap), que reúne cidades que produzem minério e aço ou que participam indiretamente desta cadeia produtiva, Zelinho tem como bandeira principal na AMM fortalecer as cidades mineradoras e suas regiões. “Nossa luta é pela elevação da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) dos atuais 2% do valor líquido da venda do minério de ferro – que na prática com os descontos são reduzidos a somente 1.5% – para 4% do valor bruto. Mesmo assim, o royalty do minério em países com Canadá e Austrália gira em torno de 9%”, diz.
A nova Diretoria da AMM tem a seguinte composição: presidente – Julvan Lacerda (PMDB/Moema); vices-presidentes – Wander Borges (PSB/Sabará), Dr. Marcos Vinícius (PSDB/Coronel Fabriciano) e Rui Ramos (PP/Pirajuba); secretários – Maria Aparecida Magalhães (PMDB/Manhuaçu) e José de Freitas Cordeiro, o Zelinho (PSDB/Congonhas); tesoureiros: Daniel Sucupira (PT/Teófilo Otoni) e Geraldo Godoy (PMDB/Periquito).