19 de abril de 2024 17:08

Codap disponibiliza às prefeituras programa de compra coletiva

O Consórcio Público para o Desenvolvimento do Alto Paraopeba (Codap) disponibiliza para os municípios associados o programa de compras coletivas de produtos de uso comum. O que garante agilidade no processo de licitação, facilidade na adesão a ata de registro de preços, praticidade para adquirir os produtos e economia para o município. Este é um dos atrativos que a equipe do Codap utiliza para atrair novas cidades. O tema fez parte da pauta da Assembleia Geral Extraordinária, realizada na sede do consórcio, em Conselheiro, nesta segunda-feira, 29.

A compra coletiva do Codap inclui a contratação de serviços de interesse geral, é um dos mais importantes programas permanentes do consórcio e tem sido aperfeiçoado no decorrer do tempo. O objetivo é obter melhores preços para os produtos e serviços a serem adquiridos pelos municípios, através do aumento do volume contratado, uma vez que as licitações levam em consideração o somatório da demanda dos municípios e do próprio consórcio.

Outro benefício proporcionado às prefeituras pelo programa é a eliminação ou diminuição dos procedimentos licitatórios isolados por parte dos municípios, com economia de trabalho, pessoal e recursos.

Codap disponibiliza às prefeituras programa de compra coletiva/Divulgação

Há atualmente sete projetos vigentes de licitações desenvolvidas pelo Codap. São eles: registro de preços para eventual e futura compra de materiais médico hospitalar, bens duráveis, reagentes e saneantes; prestação de serviços de locação, instalação e monitoramento eletrônico do sistema de segurança; aquisição futura e incerta de material permanente, do tipo retroescadaveira, motoniveladora, pá carregadeira, caminhão toco com caçamba basculante, caminhão truck com caçamba basculante e rolo compactado; eventual prestação de serviços de transporte em veículos leves; e eventual prestação de serviços de transporte em veículos pesados.

Participaram da Assembleia Geral Extraordinária do Codap o presidente e prefeito de Congonhas, Zelinho; o prefeito de Ouro Branco, Hélio Campos, e a controladora geral daquele município, Solange Ap. da Costa Pinto; o prefeito de Entre Rios de Minas, José Walter; o secretário executivo do Codap, Rodolfo Gonzaga; o controlador interino, Paulo Cezar Lopes Corrêa; a diretora administrativa, Fabiana Rodrigues; a assessora jurídica, Viviane Macedo Garcia; e o diretor-presidente do Comitê Gestor do Geopartk Quadrilátero Ferrífero, Renato Ciminelli.

As reuniões do Codap serão realizadas na primeira segunda-feira de cada mês. A próxima está agendada para 3 de julho. Até lá é aguardada a confirmação de novos municípios associados.

Estão consorciadas atualmente as prefeituras de Congonhas, Ouro Branco, Entre Rios de Minas, São Brás do Suaçuí e Jeceaba. Conselheiro Lafaiete e Belo Vale aguardam aprovação de suas respectivas Câmaras Municipais para retornarem ao consórcio. Nos próximos dias, Mariana, que já manifestou interesse em se integrar ao Codap, deverá receber o convite oficial.

 

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade