O Sobrado do Padre Taborda, exemplar barroco, em Itaverava, já está com as obras emergenciais de consolidação do imóvel concluídas. A prefeitura agradece ao IPHAN (Instituto Patrimônio Artístico Nacional) pela realização dessa obra e o Ministério Público Estadual que foi o grande defensor deste patrimônio cultural. “É com muita alegria que compartilhamos essa conquista da população itaveravensese”, resumiu a Secretaria Municipal de Cultura, Tatiana Resende.
Os projetos para a próxima fase da restauração (arquitetura e paisagismo, inclusive a reconstrução do anexo) já estão prontos e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Itaverava já está trabalhando para a captação de recursos para finalizar a restauração integral do imóvel. O Sobrado do Padre Taborda será um Centro Cultural e também sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Itaverava.
A reforma foi resultado de uma ação movida em parceria entre o Ministério Público estadual e Federal através de uma Liminar que garantiu as obras. As verbas federais através do IPHAN ainda dependem do julgamento do mérito da ação. O Casarão Padre Taborda preserva pinturas do Mestre Athayde.
A história
O casarão histórico do padre Taborda foi palco da passagem de importantes personagens da história brasileira e mineira e dos principais mestres do barroco mineiro. Segundo o historiador piranguese, Marcos Antônio Gomes, ali serviu de reuniões dos inconfidentes mineiros, tendo em vista a presença nesta histórica cidade do capitão Baltazar João Mayrink, o primeiro maçom e mestre de banquetes, pai da musa da inconfidência mineira, Marília de Dirceu. O capitão está enterrado na Igreja de Santo Antônio, em Itaverava.
Segundo Marcos, há um segredo na sacristia da igreja, o Mestre Aleijadinho demarcou o túmulo do pai de Marília de Dirceu e sua segunda esposa Dona Maria Madalena com uma efígie do Mestre de Banquetes da Confraria dos Inconfidentes.