29 de março de 2024 08:23

Deputado Glaycon Franco realiza Reunião Especial em homenagem às Bandas de Música de Minas Gerais

Deputado Glaycon Franco realiza Reunião Especial em homenagem às Bandas de Música de Minas Gerais/Divulgação

As Bandas de Música são, há séculos, uma tradição brasileira, sobretudo mineira. Por reconhecer sua importância em nosso estado, o deputado Glaycon Franco, membro da Comissão de Cultura na Assembleia Legislativa de Minas Gerais – ALMG, enviou um requerimento ao Presidente da ALMG solicitando Reunião Especial em homenagem a todas as Bandas de Música (conjuntos de sopro) de Minas Gerais.

A Reunião Especial, que ocorreu no dia 08/06, iniciou-se no Hall das Bandeiras, com apresentação individual de cada banda para os convidados presentes. O deputado Glaycon Franco e os demais parlamentares presentes, receberam os músicos com muito entusiasmo e emoção.

Após as apresentações, os presentes foram direcionadas ao Plenário da ALMG. O deputado Glaycon e o presidente da Sociedade Musical de Santa Cecília, Reinaldo da Silva Goulart, foram os últimos anunciados para compor a mesa de honra da reunião.

A sessão oficial começou com o deputado Glaycon ressaltando a grande importância das bandas para a população mineira. “As bandas têm um importante papel social, cultural e histórico em Minas Gerais. Na maioria das vezes, as bandas são dirigidas por voluntários, sempre dispostos a doar o seu tempo e o seu esforço em favor da diversão e do engrandecimento cultural dos mineiros. Por todo o seu trabalho de resgate das nossas tradições e pelo belo trabalho realizado com a população de todas as faixas etárias, decidi homenageá-las”, afirmou Glaycon.

Depois do discurso oficial, Glaycon entregou a placa de homenagem, assinada pelo presidente da Assembleia, ao presidente da Sociedade Musical de Santa Cecília, Reinaldo da Silva Goulart, representando todas as bandas do estado.

Dentre as autoridades, estiveram presentes o presidente da Comissão de Cultura da ALMG, deputado Bosco, o Secretário Adjunto de Cultura do Estado de Minas Gerais, João Batista Miguel, prefeitos, secretários municipais e representantes da sociedade civil, além de vários membros de diretorias de corporações musicais, maestros, regentes e um expressivo número de músicos que lotaram a capacidade do plenário e das galerias que tiveram que ser abertas para receber o grande público.

O diretor social da Sociedade Musical Santa Cecília, Cecílio Caetano Rodrigues, discursou agradecendo ao deputado Glaycon Franco em nome de todas as bandas do estado, por resgatar essa parte da cultura regional. “A homenagem de hoje é um resgate às bandas, pois com o passar do tempo, percebo que a nossa cultura vai sendo esquecida. Quando participamos de encontros como este, nós nos sentimos renovados porque não se consegue uma vida sem a música. A música mantém as nossas tradições e raízes, além de manter a nossa cultura e ser um dos símbolos de Minas. Nós, das bandas, ficamos surpresos e agradecidos com a iniciativa do deputado que nos colocou outra vez em evidência. Nós sentimos que não estamos sozinhos nessa luta e que tem alguém com responsabilidade lembrando das bandas e não deixando a nossa história morrer.”

Entre músicos de vários municípios mineiros, compareceram à sessão, partindo de Conselheiro Lafaiete, além da Sociedade Musical Santa Cecília – que representou todas as bandas de Minas – as seguintes corporações: Banda Campo Alegre dos Carijós (Banda dos Aposentados), Banda da Cultura Racional Universo em Desencanto, Corporação Musical Santa Matilde, Grêmio Musical 12 de Outubro e União Musical Nossa Senhora das Graças.

Ao final do evento, todas as bandas juntaram-se e tocaram clássicos da música nacional para conjuntos de sopros. A última música executada foi o “Parabéns a Você”, em homenagem à iniciativa do deputado Glaycon Franco.

O evento foi transmitido ao vivo pela TV Assembleia e pelo site da instituição.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade