19 de abril de 2024 07:18

Inclusão social: vereador propõe lei que garante reserva de 10% de vagas em escolas pública e privadas de Lafaiete para portadores de autismo

Lafaiete pode ser uma das poucas cidades mineiras em que as escolas sejam públicas ou privadas terão que reservar no mínimo 10% das vagas das instituições de ensino das redes pública e privada para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista no ensino regular. O autor do projeto que tramita na Câmara de Lafaiete é o vereador Carlos Nem (SD) e esta grande conquista e avanço sem precedentes vai depender da aprovação da nova legislação.

Segundo ele, o projeto busca a interação e socialização dos alunos autista, além de evitar o constrangimento dos familiares ao buscarem por vagas. Carlos Nem disse que há hoje no município um grande barreira enfrentada pelos familiares de autistas na rede escolar. “O projeto que ora apresentamos é para dar condições iguais de acesso a escola aos portadores de autismo e garantir reserva de vagas evitando o constrangimento e preconceitos ainda existem com estes portadores de necessidades especiais que muitas vezes ficam isolados. Agora Lafaiete terá uma política pública voltada a este segmento com inclusão social do autista de forma efetiva e garantida em lei. È um grande avanço social e humano que vai inserir o adolescente ou a criança na escola”, justificou o vereador.

O autismo se manifesta na pessoa em diferentes graus e vai exigir qualificação profissional dos educadores para o acompanhamento e o desempenho escolar e o crescimento humano “Apesar de todas as dificuldades, as crianças e adolescentes com autismo são capazes de estudar e se relacionar, sendo de suma importância contribuição da escola para que estas pessoas consigam viver em sociedade da melhor forma possível”, destacou Carlos Nem.

A lei

Se aprovada, a lei garante que os estabelecimentos de ensino deverão inserir crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista com reserva no mínimo de 10%  das vagas por turma em cada escola.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade