17 de maio de 2024 21:50

Movimento pelas Águas de Lafaiete comemora Dia do meio Ambiente com mobilização e conscientização em Lafaiete

 O Dia Mundial do Ambiente é comemorado todo dia 05 de junho de cada ano, e o MOVIMENTO DAS ÁGUAS juntamente com seus parceiros, vem realizando nesta semana de 05 a 10 de junho diversas atividades, com o intuito de alertar todas as pessoas para necessidade de cuidar do nosso planeta, garantindo assim a sobrevivência das futuras gerações.

Lixo eletrônico que foi recolhido em Lafaiete

Lembrando um provérbio Amish que diz “não herdamos a terra de nossos pais, mas a tomamos emprestadas de nossos filhos”, o Movimento das Águas ressalta sempre que “Eu, você, nós somos responsáveis”.

Durante esta semana comemorativa, diversas ações educativas, campanhas e homenagens estão sendo realizadas.

Na manhã do dia 5, a Prefeitura Municipal de Conselheiro Lafaiete em parceria com o Movimento das Águas realizou o projeto “Educar para preservar – Projeto Escola no Parque”, onde diversas ações educativas foram realizadas com muito sucesso no Parque de Exposições Municipais. O Movimento das Águas realizou em Queluzito –MG, ações educativas na E.M. Padre Claudionor Tavares  e E.E. Santo Amaro juntamente com a Polícia Militar de Meio Ambiente.

Atividades lúdicas de conscientização de alunos

Na noite do dia Dia Mundial do Meio Ambiente, 05/06/2017, foi realizada a abertura oficial da Semana Mundial de Meio Ambiente, no Centro de Ensino Superior de C.Lafaiete(CES), onde houve diversas atividades como: dramatização do poema “Desabafo da Água” por Milena Beato; Palestrada da Cientista da Água Dra. Virgínia Ciminelli do INCT Acqua sobre o tema Meio Ambiente; Lançamento do Adesivo Movimento das Águas visando alerta para necessidade de uso consciente da água; Lançamento campanha “juntos e Misturados pelo Bem” em prol das associações de catadores de materiais recicláveis; Apresentação teatral “Plimpão, o Pingo Fujão”, pelo Grupo de Atores Casa do Teatro. Um ponto muito emocionante da noite, foi a entrega da MEDALHA MÉRITO AMBIENTAL  às pessoas que se destacam pelo seu  trabalho e dedicação a causa ambiental, sendo  agraciados: Geraldo Marques da Costa, Glauber Júnior Dias Neves, Dr. Glauco Peregrino, Hernani Rezende de Oliveira, Horta Comunitária de São Benedito, José Carlos Maciel, Leandro Magno Lopes da Silva, Major Marco Antônio da Silva (Associações de Catadores de Materiais Recicláveis – ASMARCOL / ASCOL / ASCOPRE) , Nilson Abel de Marselha ( Sobrado) e Sargento William Carlos Fideles. Todo o evento foi abrilhantado pelo coral da APAC, que apresentou músicas com conteúdo ambiental. Um grande público prestigiou o evento.

No dia 06/05/2017, na parte da manhã e tarde o Movimento das Águas foi parceiro na realização do curso de “Mobilização para o Bem-estar Animal” Capacitação Elizabeth MacGregor em parceria com a vereadora Carla Sássi que trouxe uma série de informações importantes e relevantes para os participantes.

No dia 06/05/2017 e 07/05/2017 na parte da manhã Movimento das Águas participou da Feira Cultural Ambiental na Praça de Eventos de Ouro Branco que foi um sucesso. Ainda no dia 007/05/2017 o grupo Movimento das Águas em parceria com a COPASA realizou visita ambiental ao GERMINAR, na Gerdau Açominas em Ouro Branco.

Educação ambiental voltadas para os futuros cidadão que vão cuidar da natureza

No dia 08/06/2017 foi o Dia de Mobilização sobre a Dengue, onde o Movimento das Águas foi parceiro do Centro de Combate a Endemias, na realização de ações no Colégio Nossa Senhora de Nazaré e Colégio Queluz de Minas. Nesta mesma data, foi realizada uma Campanha para Revitalização do Rio Bananeiras, no trecho em que o rio corta a Rua Dr.Campolina, no Bairro São Sebastião, onde foi realizada atividade de educação ambiental e fixadas faixas alertando para não se jogar lixo no rio.

Durante toda semana, foram criados pela Prefeitura Municipal e Movimento das Águas, realizou a ação “Escola Amiga do Movimento das Águas”, com instalação de ECOPONTOS para recolhimento de lixo eletrônico, no Colégio N.S.Nazaré, Colégio Queluz de Minas, E.E.Prof.Narciso de Queirós, E.E.Monsenhor Horta, E.M.Prof.Doriol Beato, Escola Técnica de Saúde – ESTEC, Centro de Ensino Superior de C.Lafaiete(CES) e  CESUP, onde foi recolhido grande quantidade de material.

Na noite do dia 09/06/2017 o Movimento das Águas promoveu uma Roda de Conversa sobre Coleta Seletiva com os moradores do Bairro Queluz, na E.M.Olavo Mendes Brandão.

Intervenção chamou a atenção dos lafaietenses em pontos onde o Rio Bananeiras mais necessita de cuidado e preservação

Já nos dias 09 e 10/06/2017 foi criado um ponto de coleta na rodoviária de Conselheiro Lafaiete onde as pessoas levaram seu lixo eletrônico para que fosse dada a destinação correta deste material evitando assim a contaminação ambiental pelo descarte incorreto.

Para encerrar a Semana do Meio Ambiente, o Movimento das Águas juntamente com todos seus parceiros, realizou no dia 10/06/2017, na parte da manhã, um grande evento na praça da rodoviária em Conselheiro Lafaiete. O evento contou com stands de diversos parceiros, atividades culturais e educativas dentre outros. Foi uma manhã educativa cercada de muita alegria! Ressaltando sempre  “Eu, você, nós somos responsáveis” por um meio ambiente melhor e mais saudável para vivermos.

O Movimento das Águas agradece a todos que participarem dos eventos, bem como agradece o apoio dos parceiros.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade