29 de março de 2024 05:34

Anjos de Patas – Comportamento e saúde

Esta semana quem vai comandar a coluna Anjos de Patas, é Breno Souza, profissional em comportamento animal da dupla Os Babá Cão. Breno traz pra gente um tema super importante.

Comportamento e saúde

“Comportamento e saúde têm uma ligação muito forte. O ambiente é uma fonte de comportamento importante para os cães, ele definirá quão saudável ele será.

Nos dias de hoje há uma inversão de valores para com o que se deve realmente oferecer aos cães, quando se fala de ambiente, luxo ou confortabilidade não significam qualidade de vida. Um bom brinquedo não substitui uma boa atividade, esta que deve ser compartilhada entre tutor e cão.

A atividade pode ser uma faca de dois gumes, já que o cão reflete aquilo que absorve do seu tutor, temos que estar atentos ao tipo de atividade que oferecemos, tanto na questão física quanto na questão psicológica.

Qual atividade é melhor para seu cão?

Temos que respeitar os limites e claro a energia única que cada um deles tem dentro de si. Por exemplo, atividades que aflorem alguns instintos dos cães, para ser mais específico o instinto de caça, podem não ser muito saudáveis para nossos amigos. Cabo de guerra, bolinha ou qualquer outra atividade que envolva morder, puxar, caçar ou destruir.

 Atividades que ativam o instinto de caça dos cães e por mais que sua energia física esteja sendo drenada, sua mente está em estado ativo e descontrolado. Muita das vezes ao fim de uma atividade o resultado será negativo, o cão estará fisicamente exausto, mas com a mente em total atividade. O gasto de energia nesse processo pode deixar algumas sequelas no comportamento já que o cão nunca estará calmo por dentro.

O gasto de energia feita de forma calma trás benefícios para a saúde dos cães, caminhar, nadar, correr e tracionar são atividades que sem dúvida trazem mais benefícios do que morder, puxar ou rasgar.

Um cachorro calmo se assusta menos e interage mais, pois tem a chance de usar seus sentidos na ordem que deve ser olfato, visão e audição.

A ansiedade e o stress estão ligados não só a falta de atividade, mas também a atividades que não sejam adequadas, um exemplo muito comum é o cabo de guerra.

Qual o propósito desta atividade?

É realmente saudável ensinar seu cão a morder e disputar força?

Cães de grande força como Pitt Bulls, não precisam de atividades de morder. Já que toda atividade é uma “brincadeira” o correto não é fazer brincadeiras saudáveis. Indiferente de seu porte ou raça existe diversas opções que agregam mais valores não só ao cão, mas a toda família. Qualidade de vida tem um reflexo positivo no comportamento e na longevidade. O cão que faz uma atividade de forma calma e compatível com seus limites come melhor, se comporta melhor e sem dúvidas terá menos problemas de saúde durante sua vida.

Dar a nossos amigos peludos qualidade de vida é permitir que eles expressem seu melhores instintos que é viver em matilha, para eles a atividade mais importante é aquela que vocês compartilham”.  Breno Sousa

Confira as fotos na galeria:

[Best_Wordpress_Gallery id=”88″ gal_title=”Ully 16/06/2017″]

Cão para adoção

Por: Ully Daniely

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade