20 de abril de 2024 01:45

Estudo busca segurança e cobra duplicação da BR 482

Líder comunitária Neuza Ferreira Alves/Reprodução

Um levantamento elaborado pela líder comunitária, Neuza Ferreira Alves, evidencia que a BR 482, que liga Lafaiete a Itaverava, necessita urgente de sinalização e seguranças em diversos pontos. O estudo, contendo os principais trechos e seus pontos mais críticos, já foi encaminhado na semana passada do Departamento de Estradas e Rodagem (DER). O órgão informou que visitará em breve a rodovia em atendimento a demanda e  informou já estar executando serviços de conservação no segmento mencionado da rodovia BR 482.

Somente neste ano, a BR já provocou acidentes levando a 4 mortes e dezenas de feridos. Isso sem contar a má conservação de alguns locais. “Eu mesma fiz o levantamento para mostrar detalhadamente os pontos, trechos onde são necessários uma intervenção do DER para uma solução imediata”, comenta Neuza. O estudo sugere a implantação de lombadas, acostamentos e rotatórias. “Mas sabemos que a solução definitiva para o problema e satisfação plena dos usuários é a duplicação da BR 482 ligando Conselheiro Lafaiete a Viçosa passando por Itaverava e demais cidades”, sugeriu Neuza, que é empresária em Lafaiete e Itaverava e presidente da Associação dos moradores do Bairro Sagrado Coração de Jesus.

Entroncamento entre Granja das Hortênsias e bairro Gigante gera grandes números de acidentes/Reprodução

Conhecedora da rodovia, ela levantou os principais trechos nos quais os riscos e perigos são iminentes:

  • Cruzamento do Bairro Gigante, próximo a Granja das Hortênsias. Local de intenso fluxo de veículos e em um cruzamento sem nenhuma segurança para os usuários. Em horário de entrada das aulas na faculdade UNIPAC o trânsito fica caótico, quem precisar atravessar a rodovia vindo da rua Josefina

Martins e do sentido Granja das Hortências fica impossível a travessia com segurança;

  • Frente a Fazenda do Senhor Abelardo Martins Pereira que inclusive presenciou inúmeros acidentes com mortes e feridos, que declarou ter

solicitado a instalação de lombadas a várias autoridades responsáveis pela rodovia e também por alguns deputados Estadual e Federal;

  • A mais ou menos 300 metros depois da Fazendo do Sr. Abelardo, seguindo sentido Itaverava próximo a Fazenda das Palmeiras, na entrada para Pedra

Branca também já aconteceram vários acidentes devido a curva e a entrada sem visibilidade;

  • Na entrada para Cismaria – Rancho Novo, onde essa entrada é perigosa pelo fato da curva ser muito acentuada, já aconteceram vários acidentes e não há acostamento;
  • Na entrada para Vargem Alegre, não há acostamento e a frente sem visibilidade, tornando a manobra muito perigosa;
  • Na entrada para Monsenhor Izidro não há acostamento, com curvas dos dois lados impossibilitando a visibilidade dos motoristas, consequentemente comprometendo a segurança dos usuários;
  • Próximo à parada João Neto sentido a Itaverava, primeira curva acentuada e sem visibilidade dos dois lados. Em seguida outras duas curvas extremamente acentuadas e sem visibilidade;
  • Após Itaverava no sentido Catas Altas, a 1,6 km curva acentuada, desfavorável à estabilidade e sem visibilidade do veículo no sentido contrário. Local onde já ocorreram vários acidentes com vítimas feridas e fatais.

Falta de acostamento e de capina gera grandes acidentes/Reprodução

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade