19 de abril de 2024 07:53

Orquestra de Câmara de Ouro Branco realiza apresentações em três cidades mineiras

A Orquestra de Câmara de Ouro Branco promove nos dias 24 e 25 junho, mais três apresentações da série de concertos que realiza por Minas Gerais no Circuito Cultural 2017. O grupo pertencente à Casa de Música de Ouro Branco, iniciativa apoiada pela Gerdau, se apresentará no dia 24 (sábado), às 20h, na Capela de Santana da Fazenda Pé do Morro, em Ouro Branco, e no dia 25 (domingo), às 11h, na Fundação de Educação Artística, em Belo Horizonte, e às 20h, no Teatro Municipal – Casa da Ópera, em Ouro Preto.

Com regência de Marcos Silva Santos, a Orquestra de Câmara de Ouro Branco executa um repertório desafiador, composto integralmente por danças. O concerto será norteado pela relação entre a música e a dança. “Em muitas culturas, ambas as expressões são designadas pelo mesmo termo. A escolha por tal eixo temático permite a elaboração de um programa transversal, que tangencia diferentes períodos da história da música, bem como explora coloridos sonoros específicos de diversas partes do globo”, explica o regente.

Abertura do concerto será com “Polka”, retirada da coleção de partituras russas “Les Vendredis” (“As sextas-feiras”), um raro caso de composição colaborativa entre três russos: Nikolay Sokolov, Alexander Glazunov e Anatoly Liadov. Em seguida será executado a Valsa, segundo movimento da Serenata para Cordas Op. 22, uma das mais conhecidas obras do checo Antonin Dvorak.

Na sequência, a orquestra apresenta St. Paul`s Suite, do inglês Gustav Holst. A peça seguinte do repertório é Romanian Folk Dances, Sz. 68, do húngaro Béla Bartók. O encerramento fica por conta do tango “Tres Minutos com la Realidad”, do argentino Astor Piazzolla. A entrada nos concertos de Ouro Branco e Ouro Preto é gratuita. Na Fundação de Educação Artística, em Belo Horizonte, as entradas custam R$ 10 (meia) e R$ 20 (inteira).

Orquestra de Câmara de Ouro Branco

Criada em 2001, a Orquestra de Câmara de Ouro Branco é formada por cerca de 20 alunos das oficinas de instrumentos da Casa de Música de Ouro Branco. Desde então, vem realizando diversos concertos em Ouro Branco e nas cidades da Estrada Real, dentro do Projeto Circuito Cultural, com o patrocínio da Gerdau, por meio das Leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura.

Um dos objetivos da Orquestra jovem é valorizar e incentivar a composição contemporânea de música erudita. Em 2005, a Orquestra estreou as primeiras obras comissionadas, escritas pelos compositores Calimério Soares, Carlos Alberto Pinto Fonseca, Ernani Aguiar, Ronaldo Cadeu e Oiliam Lanna. Em 2007, outras três obras foram estreadas. As obras foram compostas por Rufo Herrera, Avelar Jr. e Nelson Salomé. A Orquestra de Câmara de Ouro Branco tem como regente titular o Maestro Charles Roussin.

Casa de Música de Ouro Branco

A Casa de Música foi criada em 2001 por um grupo de professores e pais de alunos. A entidade tem como principais objetivos promover a difusão e a divulgação do acesso à música, criar alternativas de inserção e incentivar o intercâmbio cultural e a carreira de jovens músicos.

Em 2016 a Casa de Música de Ouro Branco, projeto que conta com o patrocínio da Gerdau por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, atendeu cerca de 200 alunos que participaram de concertos, festivais e recitais em Ouro Branco e outras cidades de Minas Gerais.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade