23 de abril de 2024 20:48

Prefeitura retira moradores de rua do adro da matriz

Prefeitura retira moradores de rua do adro da matriz/CORREIO DE MINAS

Em uma ação conjunta das secretarias de desenvolvimento social e defesa social os moradores de rua que ocupavam o adro da matriz foram retirados agora a pouco do local. Eles e seus pertences foram levados ao Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua Centro POP), espaço de referência para o convívio social, mantido pela prefeitura.

A retirada chamou a atenção das pessoas que passavam pela Igreja Nossa Senhora da Conceição. A guarda municipal e PM garantiram a operação que transcorreu com total tranquilidade e aceita voluntariamente pelos moradores.

O Secretário de Defesa Social, Pedro Loureiro, justificou a ação em atendimento as reclamações de moradores e da comunidade lafaietense. “Estamos dando total apoio aos moradores e os orientando para que eles voltem às suas famílias. Eles foram levados ao Centro POP onde serão acolhidos como também quanto a higiene pessoal, orientações e alimentação. A operação é devido as reclamações de uso de drogas, sujeira e importunação das pessoas. É uma forma de garantir segurança e preservar a igreja que é um bem tombado”, comentou, reforçando a tese de dar uma resposta rápida a sociedade. A secretaria de desenvolvimento prepara um amplo estudo sobre a realidade dos moradores de rua de Lafaiete a representará a sociedade. A grande maioria aos moradores é oriunda de outras cidades. A secretaria também desenvolvendo um trabalho específico com os moradores do adro, buscando uma alternativa de retornarem as suas famílias.

Retirada foi de forma pacífica/CORREIO DE MINAS

Reunião

Amanhã a tarde, no Fórum, aconteceu uma reunião para definir estratégias e unificar ações em torno da problemática dos moradores de rua. Estão presentes para debater o assunto autoridades de Executivo, Legislativo, Judiciário, Eclesiástico, OAB, Ministério Público e Segurança Pública, CAPS dentre outras entidades.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade