Os brasileiros estão sentindo, principalmente durante as manhãs, o impacto na mudança do clima. A frio intenso deve-se a uma grande e forte massa de ar de origem polar são sentidos no Sul, no Sudeste, no Centro-Oeste e no Nordeste do Brasil. Desde o sábado, o ar gelado vem diminuindo a temperatura e várias regiões registraram recorde de baixa temperatura.
A temperatura caiu ainda mais em Minas Gerais nesta terça-feira e Lafaiete registrou a menor temperatura do ano chegando a 8º. Na madrugada a sensação térmica chegou a 5º, segundo o instituto PUC Minas TempoClima. Hoje também foi registrada a menor temperatura do estado, em Maria da Fé, Sul de Minas, com -0,8 graus às 7h.
O rigor do frio vai continuar esta semana e a previsão é de queda ainda maior na temperatura.
O Instituto Clima Tempo Puc Minas prevê a mínima amanhã com 10º. Até sexta feira o clima é de frio intenso variando até 12º. Já o Instituto Nacional de Meteorologia, ligado ao Ministério da Agricultura, prevê a mínima de 6º amanhã com o dia nublado. Entre 5ª e sábado, a mínima vai variar entre 8º a 12º como o tempo encoberto com nuvens.