25 de maio de 2024 14:53

Torneio de Férias entra na 2ª Fase da categoria Principal

Começou a segunda fase da categoria Principal do 39º Torneio de Férias de Futsal de Congonhas com 16 equipes. O Athletic, 1º lugar da 1ª fase da categoria principal do Torneio de Férias, goleou o Play Soccer por 11 a 0, o #Descubra fez 6 a 2 no Racing, do Pires, e o Portela bateu o Tsunami por 8 a 3. Ao final desta etapa, 8 equipes estarão classificadas para a Série Ouro. Os times que ficarem entre 9ª a 12ª posições da segunda fase irão direto para a Série Prata e aguardarão outras 4 agremiações que não chegarem à semifinal da Série Ouro para que a disputa daquela série. (confira a tabela completa e os resultados em esporte.congonhas.mg.gov.br).

Neste sábado, começam os torneios Feminino, com 5 times, e Master, com 6. Na quarta, 19, quinta, 20, e sexta-feira, 21, as partidas destas duas categorias serão realizadas no Ginásio do Dom Oscar. As finais do Torneio de Férias estão marcadas para o dia 4 de agosto.

O primeiro colocado geral da primeira fase foi o Athletic, formado por pessoas de uma mesma família e amigos deles. A equipe disputa o Torneio de Férias há 5 anos, sendo que em 2013 chegou à final da Série Prata, que era disputada em outro formato. “Na equipe tem eu, meu irmão, meu cunhado que é o treinador e vários amigos. Tínhamos 14 jogadores, mas três se machucaram, mesmo assim acredito que temos chance de lutar pelo título”, diz o atleta Demerson Eder F. Fernandes.

Torneio de Férias é um dos mais antigos e populares do interior de Minas

Ainda Demerson, “a Série Prata estimulou a formação de equipes mais competitivas, na esperança de chegarem à final dela ou até mesmo da Ouro”. O jogador do Athletic tem na parede do bar da família fotos das participações da equipe no Torneio de Férias este ano e nos anteriores.

Para o diretor da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL), Rodrigo Lorran, esta primeira fase da categoria principal foi mais competitiva do que a dos outros anos. “Este ano elas estão mais fortes. Eu também creio que a criação da Série Prata estimulou essa competitividade e, com isso, as equipes começaram a acreditar até em seguirem para a Série Ouro. A disciplina é outro ponto alto. Nesta primeira fase, contamos somente com árbitros da FMFS, que vieram de Belo Horizonte. A partir de agora, os de Congonhas também passam a atuar. A presença de público para a primeira fase também é boa, ainda mais se levarmos em consideração o frio intenso que faz em nossa região”, avalia.

Equipe de Futsal feminina é destaque em torneios

Apoio ao esporte e lazer

Presente na abertura do Torneio de Férias, que aconteceu no dia 28 de junho, o prefeito Zelinho lembrou toda a atenção que a Administração Municipal está dedicando ao esporte e lazer, a começar pela requalificação geral do Poliesportivo Central. “No ano que vem, iremos fazer 40 anos da criação do Torneio de Férias. Este é o maior torneio municipal de futsal do interior de Minas. Em 2013, assumimos o compromisso com os atletas, e com todos os desportistas, de fazer uma ampla requalificação no Poliesportivo Central, que estava todo deteriorado, e o deixamos assim, em plenas condições de receber competições até de nível nacional. Um ano após a inauguração, a Secretaria de Esporte e Lazer e a população que utiliza o ginásio o mantêm conservado, com este piso internacional que, no interior de Minas, só Congonhas tem, e este telhado termoacústico, que resolveu o problema da goteira, deixa a temperatura amena e o som ambiente melhor, sem falar da acessibilidade e de banheiros bem equipados e sempre limpos”, lembrou.

Zelinho completou lembrando outros equipamentos de prática de esportes e lazer e as atividades que neles são desenvolvidos. “Nosso Governo é o que fez o maior investimento em esporte e lazer. São sete ginásios poliesportivos construídos e outro reformado, cinco campos de futebol recebendo melhorias, uma pista de skate, academias ao ar livre sendo que algumas delas em espaço que também abrimos, como as praças. Isso sem falar do programa Congonhas Mais Saudável, que oferece atividade esportiva a todas as faixas etárias. Nossa Secretaria de Esporte e Lazer, sob o comando do competente e dedicado José Lúcio de Castro, mantém ainda seleções, de Futsal, Vôlei, Handebol e Basquete, esta juntamente com parceiros, que representam muito bem nossa cidade. A SEL apoia ainda atletas de outras modalidades e entidades”, finaliza.

Meninas batendo um bolão

A Seleção Feminina derrotou São João Del-Rei por 7 a 2 pelo Torneio de Inverno de Resende Costa, também na noite desta quarta-feira, 12, com gols de Dani (2 gols), Bruna, Larissa, Julia, Letícia Verônica ( 1 gol), além de um contra. Na estreia, outro show sobre Prados, com placar de 9 a 3. A equipe treinada por Luciana Nogueira está classificada para a semifinal marcada para a segunda-feira, 17.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade