O Município está cada vez mais empenhado nas ações voltadas ao combate e prevenção à dengue. Os agentes de endemias estão fazendo o acompanhamento diário nas residências em horários alternados, bem como no horário estendido ao trabalhador, das 16h às 19h, para atender todos os cidadãos. Outra ação é desenvolvida nos pontos estratégicos, como borracharias, lanternagens, prédios públicos, oficinas e outros locais. Para alertar sobre a importância da prevenção e combate, a equipe de educação em saúde, fará a mobilização social em escolas, eventos, empresas, conselhos, comitês, dentre outros.
Essas e outras ações, que serão implantadas em conjunto com as lideranças, igrejas, bairros, organizações não governamentais, dentre outros segmentos, foram debatidas durante a reunião do Comitê Municipal de Controle e Combate à Dengue, realizada em 5 de julho, na Casa dos Conselhos. Estiveram presentes representantes de lideranças de bairros, da Polícia Militar, Secretaria de Educação, Gestão Urbana, Defesa Civil, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Ambiental, Atenção Primária (ESF), Diretoria de Meio Ambiente, Diretoria de Mobilização Social, Associação Hospitalar Bom Jesus, UNACON, Educação em Saúde e DABS.
As principais características no combate às zoonoses são: a intersetorialidade, quando os setores da Prefeitura dialogam entre si, partindo da visão de cidade que constrói um padrão de convívio de qualidade em defesa da vida; a integração, que é fator fundamental no que diz respeito às ações em conjunto e o trabalho em equipe; e a participação social, na qual todas as ações e práticas de prevenção e controle das doenças devem ser executadas pela população.