18 de abril de 2024 22:36

Região vai contar com centro moderno para tratamento do câncer via SUS

Em breve a região vai passar a contar com um local disponibilizado e todo equipado para o apoio as famílias com pacientes portadores de câncer, com a entrada em funcionamento do “Centro de Atendimento Multiprofissional aos Portadores de Câncer”. Será a primeira instituição na região a cuidar da doença cuja incidência cresce a cada ano e funcionará na cidade de Barbacena podendo atender uma gama de cidades de toda a região.

O espaço vai funcionar como porta de entrada para realizar o diagnóstico da doença, e caso seja constatado, o paciente será conduzido para atendimento em uma unidade hospitalar especializada em Barbacena e dependendo da complexidade, podendo ser conduzido em um veículo especializado disponibilizado pela instituição para um centro de tratamento com maiores recursos, seja em Juiz de Fora ou em Belo Horizonte.

Após passar por tratamento, o paciente retorna para o Centro de Atendimento Multiprofissional aos Portadores de Câncer onde será oferecido acompanhamento por profissionais de diversas áreas da saúde, como por exemplo nutricionista, fonoaudiólogos, dentistas, fisioterapeuta, dentre outros.

O primeiro módulo do Centro de Atendimento dispõe de toda a estrutura já montada, sendo a parte mobiliada através de através de convênio junto a Secretaria Municipal de Saúde de Barbacena. Já a segunda parte do módulo que está em obras, quando concluídas, será disponibilizada aproximadamente 22 leitos destinados prioritariamente aos pacientes e se possível aos seus familiares que irão acompanhar, vindos de toda região para a realização do diagnóstico e dos possíveis tratamentos. O local também contará com capela, lavanderia, lanchonete e estacionamento.

Segundo o Fundador da Instituição, Vereador Amarílio Augusto de Andrade apesar do primeiro módulo estar com toda a parte mobiliar montada e com alguns equipamentos já disponibilizados, ainda faltam equipamentos para o uso em situações de maior complexidade para que possamos colocar este primeiro em funcionamento.

No último dia 7 de agosto, o Governador de Minas, Fernando Pimentel, repassou R$1,5 milhão para conclusão do primeiro módulo por completo, inclusive a parte do segundo módulo. O projeto é atender único e exclusivamente o SUS. Neste momento as obra estão concentradas na parte da construção de um extenso muro de arrimo, já que a parte da fundação no II Módulo está toda concluída, e de uma passeio, que possibilitará na segurança das pessoas que estiverem acessando ao primeiro módulo e me breve todo o complexo estará pronto para servir a população não só de Barbacena, mas como também, as dezenas de municípios que fazem parte da Macrorregião Centro Sul, compreendendo um universo de aproximadamente 50 cidades.

Através de emenda parlamentar do deputado estadual Arlem Santiago, o Centro ganhou um veículo Zero km que será de grande importância para levar pacientes dentro e fora de Barbacena. O terreno onde está construída a obra foi doado por Cláudio Luciano Valença Motta.

Atualmente o Centro de Atendimento conta com três veículo para o transporte de pacientes portadores de câncer, além de fazer empréstimos de cadeiras de roda, cadeiras de banho, andadores, camas, entre outros. Com recursos próprios, os serviços vigias, pessoal de manutenção e energia elétrica. “É importante informamos a população sobre estas questões para que possam compreender melhor as inúmeras dificuldades que enfrentamos. Realizamos durante todo este tempo, mais de 70 viagens á Belo Horizonte, e mais de 4 mil pacientes receberam atendimentos ao longo desses 17 anos de Núcleo. Há sete anos, iniciamos o projeto de construção deste Centro de Atendimento e contamos com o apoio para continuarmos mantendo o Centro em funcionamento”, contou Amarílio Augusto de Andrade.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade