19 de abril de 2024 06:44

Semente lançada: Expoagro desperta o potencial econômico de Lafaiete para o agronegócio

Mais que sucesso, a Expoagro, realizada entre os dias 9 a 13 de agosto, evidenciou que Lafaiete e região detém um potencial econômico a ser despertado, com um diamante a ser lapidado. Nascido dentro das discussões do planejamento estratégico de Lafaiete, o evento foi concebido e organizado em 45 dias, tempo necessário para maturar e amadurecer as entidades empresariais de que somente a mobilização em torno das potencialidades de Lafaiete seria capaz de criar e formatar um produto capaz de induzir o crescimento regional, através da própria vocação regional.

Entre os representantes das principais entidades organizadoras o discurso era único: o evento conseguiu unir e agregar as lideranças empresariais e de outros segmentos, seja CDL, Associação Comercial, SindComércio, Clube do Cavalo, Sindicato dos Produtores e uma gama de outras órgãos Sebrae, Adecol, Ima, ABMuar, Vilas e Fazendas, Prefeitura, Emater, FIEMG, entre outros. A avaliação comum é de que a semente foi lançada em um solo fértil e a Expoagro tem potencial para desenvolver consigo toda a economia local e regional.

Mais de 40 empresas e entidade estiveram presentes na Expoagro/Divulgação

Foram 40 stands comercializados sendo que 33 voltados a iniciativa privada de diferentes ramos de negócio, além de entidades e o artesanato. Os cálculos preliminares que o evento movimentou cerca de R$ 2 milhões em toda a sua estrutura, gerando 300 empregos, desde sua concepção a realização. “O evento ocorreu dentro da nossa expectativa principalmente pelo pouco tempo para sua organização, ao em torno de 45 dias. A segurança primou, com acessibilidade, organização, limpeza, entre outros fatores. Os shows respeitaram o público começando dentro do horário. Mas o que temos que comemorar e ressaltar é que o evento nasceu com o carimbo de duradouro e com amplas perspectivas de crescimento. E mais, a Expoagro marcou e selou a união das entidades em torno de um projeto para a cidade. Isso foi o mais importante e que temos que ressaltar. Vida longa”, sintetizou Ronaldo Lana, Presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços (Acias). Ele adiantou que a entidade já inicia a preparação da Expoagro do ano que vem. “Com todos os nossos parceiros estamos avaliando evento como um todo para apontar os rumos do novo evento para 2018. Queremos visitar ao longo do ano diversos eventos destes segmentos para trazermos inovações”, disse.

O diretor da Acias, Geraldo Kennedy, adiantou que a Expoagro deixa um legado de parceria forjado dentro do evento que mostra que Lafaiete pode avançar em modelos de feira deste segmento. Ele disse que os investimentos realizados no parque vão melhorar a sua estrutura, como a entrada que foi recuperada e embelezada. “Eu defendo que temos que nos organizar para termos constantes eventos pois o parque é estrategicamente atrativo. Precisamos fazer um levantamento da área total para sediarmos ali eventos esportivos na área de motos, caminhadas, ciclismo. Mas temos um grande potencial que precisa ser burilado, atraindo parceiros. Entendo que a Expoagro mostra que juntos temos muito mais força”, ressaltou.

Uma grade de shows de alto nível atraiu multidões diariamente/Divulgação

O empresário, diretor da Acias, Nilson Sobrado avaliou que o evento mostra a força da economia do agronegócio de Lafaiete. “Temos o Clube do Cavalo mais atuante e importante do Brasil. Temos tudo para crescer. A Expoagro é uma arrancada para que outros eventos nasçam também dentro desta perspectiva”, disse. O Presidente do Clube do Cavalo, Vanilson Neiva, destacou a importância do segmento da exposição e concursos de marcha na Expoagro com incremento do evento. “O Clube do Cavalo soma a este evento trazendo negócios e fomentando a parte da exposição que atrai pessoas do Brasil dando visibilidade e charme ao evento”, assinalou.

O Presidente do CDL-CL, Aloísio Resende, ressaltou que o formato da Expoagro, unindo lazer e negócios, é uma equação para alavancar a economia. “Mesmo com o pouco tempo de organização, o saldo é pra lá de positivo em todos os sentidos, tanto em termos da parte musical como principalmente em agregar parceiros e agentes econômicos ao evento. Tenho certeza que ano que vem será ainda maior”, assinalou.

O Presidente do SindComércio, Bento José de Oliveira, sintetizou a Expoagro. “É uma iniciativa que mostra a capacidade de que juntos temos capacidade para impulsionar o desenvolvimento econômico de Lafaiete. É um resgate de um modelo de festa que precisa ser incentivado em favor da cidade, mostrando suas potencialidades e sua vocação”.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade