28 de março de 2024 08:47

Andarilhos fazem caminhada histórica e despertam a região para a preservação do Santuário do Bom Jesus do Bacalhau

Em uma manhã ensolarada do sábado passado, dia 19, pelo menos 70 caminhantes do grupo lafaietense, “Andarilhos Queluzianos” percorreram as íngremes estradas, em meio a uma mata exuberante, do caminho do histórico do Santuário de Bom Jesus Motosinhos, em Santo Antônio de Pirapetinga, mais comumente conhecido como Bom Jesus do Bacalhau.

A caminhada foi cercada de emoção já que a intenção do grupo era despertar a região para um dos mais importantes patrimônios históricos de Minas, hoje em estado de deterioração e conclamar para a sua urgente reforma e restauração. Ao chegar na histórica localidade os Andarilhos se deslocaram até o Santuário onde foram recepcionados com toda a simpatia pela secretaria municipal de cultura, Gislaine Dias.

Caminhada foi marcada por belas paisagens em meio a mata nativa/Reprodução

Antes da foto oficial, em frente ao belo santuário, fincado no topo de uma montanha, onde longe se descortina um belo horizonte, o pesquisador e historiador, Marcos Gomes, brindou os andarilhos com um momento cultural, relatando um pouco dos mais de 230 anos de história que representa o Santuário do Bom Jesus do Bacalhau.

Marcos relatou que no dia caminhada era registrado o 231º dia do ano e em 2017 o Jubileu de Bom Jesus de Matosinhos comemorava a sua 231ª edição. Os números carregam coincidências históricas. Segundo ele este número tem ligação com as cartas de tarô e está relacionado em polegadas a base da grande pirâmide do Egito.

Marcos fez um breve relato da importância e significado do Santuário com suas pinturas de Mestre Ataíde e de outros pintores da escola de Aleijadinho que por lá morou por certa temporada. Lá foi palco da célebre batalha dos Emboabas, guerra entre mineiros e paulista que marcou o nascimento de Minas. Afirmam que a visita aos mortos da batalha no local originou a jubileu.

Na praça principal, população abraçou os andarilhos com calor humano/Reprodução

A igreja foi aberta quando os andarilhos que professam a fé católica fizeram suas orações e agradecimento no templo que atrai milhares de romeiros e fiéis durante o jubileu. Em uma sala ao fundo, está a imagem do Bom Jesus em tamanho considerável onde estão as lembranças, fotos, retratos, recortes de jornais que retratam os milagres alcançados por inúmeros devotos.

Enfim, Bacalhau é um lugar mágico e místico que em uma pequena passagem é pouco para se conhecer sua dimensão cultural. Exige uma visita de um tempo de reflexão para entrar no mundo daqueles que construíram e projetaram esta igreja carregada de simbolismos e mistérios.

A caminhada

Pelas estradas que chegam a Piranga, além da bela paisagem em meio as matas nativas e montanhas, o trecho de cerca de 13 km é cheio de morros mostrando a altura que estavam os caminhantes. Já antes de chegar a cidade um horizonte se debruça para um belo olhar quando se avista a imensidão das montanhas que cercam Piranga.

A Praça Coronel Amantino estava preparada com todo o capricho para receber os andarilhos. No palco armado o artista Raylan Oliveira brindou o grupo com a música popular e de raiz acompanhado pelo sanfoneiro. A presença dos andarilhos chamou a atenção dos moradores que abraçaram o grupo com hospitalidade e calor humanos, valores dignos de um povo vibrante, acolhedor com mais de 300 anos de história.

O pesquisador entrega certificado ao presidente Mário Lúcio Caetano/Reprodução

O prefeito José Carlos esteve presente ao evento e entregou uma placa comemorativa a caminhada ao presidente Mário Lúcio Caetano. Por outro lado, os andarilhos promoveram sua tradicional ação social com a entrega de donativos ao setor assistência social.

Já era quase ao entardecer, quando o ônibus deixou Piranga com um gostinho de saudade e a certeza de que a caminhada foi uma das mais animadas e simbólicas que o grupo já fez ao longo de mais de 14 anos de fundação, marcando sua trajetória.

Os andarilhos agradecem a recepção calorosa e apoio incondicional ao prefeito José Carlos, a secretária de cultura, Gislaine Dias, Cida proprietária do restaurante), pesquisador Marcos Gomes, e a todos os piranguenses.

Andarilhos posam para foto oficial em frente ao Santuário do Bacalhau/Reprodução

Confira mais fotos na galeria:

[Best_Wordpress_Gallery id=”94″ gal_title=”Andarilhos 25/08/2017″]

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade