O Villas e Fazendas está participando de um novo projeto piloto do Circuito Turístico Referência. “Vem Passarinhar” é promovido pela Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais em parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Ecoavis (Ecologia e Observação de Aves) e os Receptivos Turísticos, Destinos e Maritaca Expeditions.
No último sábado, dia 26, a cidade de Santana dos Montes sediou a edição de agosto do evento. Desde 2013, a região tem investido na formatação de roteiros de observação de aves em seus corredores ecológicos e propriedades particulares que ofertam a atividade.
Em parceira com os guias Ricardo Mendes e Rodrigo Vieira, do Minas Birding Tours, o Circuito Villas e Fazendas lançou vários roteiros de natureza, incluindo pacotes completos para finais de semana e “corujadas”, que têm por objetivo avistar aves de hábitos noturnos.
Conduzidos pelos guias de Conselheiro Lafaiete o público percorreu uma rica trilha ecológica da Fazenda Fonte Limpa onde foram encontradas aves de diversos habitats, entre matas e lagoas. Por 4 horas, eles conseguiram avistar 70 espécies como o gavião-de-rabo-branco, pica-pau-de-banda-branca, joão-de-barro, bico-chato-de-orelha-preta e andorinha-serradora. A lista completa pode ser conferida pelo link: http://www.taxeus.com.br/lista/10244. Estiveram presentes na Passarinhada, observadores de Conselheiro Lafaiete, Ouro Branco, Piranga, Rio Espera e Belo Horizonte.
A atividade
A observação de aves é uma atividade crescente no Brasil, onde a cada ano mais pessoas se encantam ao encontrar e identificar pássaros, seja no quintal de casa, em um parque natural, em uma mata ou área de preservação. Praticada há várias décadas na Europa e Estados Unidos, envolve crianças e adultos, todos munidos de binóculos ou câmeras, em uma aventura em busca de novas espécies.
Com mais de 1,9 mil espécies identificadas, o Brasil é um dos principais destinos para observadores de aves do mundo todo e, claro, cada vez mais brasileiros se tornam praticantes. Em Minas Gerais não poderia ser diferente: diante de um Estado rico em belezas naturais e cenários exuberantes, coberto por três biomas, Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga, possui relevo acidentado, onde encontramos mais de 40% das espécies de aves registradas no país.
A passarinhada do “VemPassarinharMG”, como é chamada pelos observadores, inclui caminhadas pelas trilhas da unidade de conservação e a presença de um convidado especial para ministrar uma palestra intitulada “Papo de Passarinho”, visando promover a observação e o monitoramento de aves como ferramentas de conscientização e conservação das espécies e seus habitats.
Venha conhecer melhor a atividade e se encantar com nossas paisagens e passarinhos.
Informações e inscrições pelo e-mail [email protected] e pelo www.turismo.mg.gov.br/vempassarinharmg
Calendário 2017:
Consulte o calendário e inscreva-se nas próximas ações e prepare sua câmera!
Parque Nacional Serra do Cipó
Sábado, 09 de setembro às 07h
Jaboticatubas
Parque Estadual do Rio Doce
Sábado, 21 de outubro às 07h
Marliéria
Parque Estadual do Itacolomi
Sábado, 18 de novembro às 07h
Ouro Preto/MG