Já começaram os preparativos para a “19ª Festa do Café-com-Biscoito”, que este ano ocorre entre os dias 08 e 10 de setembro. Ao todo, estão sendo montados 21 estandes de madeira com bambu. Quinze para produtores de biscoitos e seis para o agronegócio.
A esses números, somam-se cinco toneladas de quitandas para degustação, entre mais de 100 tipos de biscoitos, doces e salgados. Durante a Festa ainda serão servidos cerca de 700 litros de café. Os estandes com guloseimas funcionam no sábado e domingo.
Além das tradicionais torradinhas de polvilho, biscoito de fubá, casadinho com goiabada, rosquinha de nata, os fabricantes não economizam na invenção de sabores. Tem amor-em-pedaços (abacaxi), biscoito de abóbora com coco, pé-de-moleque e até prestígio.
O segredo para tanta criatividade? Cada produtor tem um toque especial, mas todos eles partilham de um saber acumulado desde o século 18. Nessa época, tropeiros passavam pelo local e forravam a bagagem com as guloseimas produzidas no então povoado de São Tiago.
História
Antes do sol nascer, lenha no forno, vassoura de alecrim ou assa-peixe para varrer a brasa e muita disposição para misturar diferentes tipos de ingredientes, que logo viravam fornadas de delícias para abastecer a casa e servir, com muita hospitalidade, os visitantes. De quebra, os vizinhos também se presenteavam com as guloseimas preparadas até o fim do dia.
A tradição foi registrada em cadernos manuscritos de receitas, alguns guardados até hoje. E foi esse modo diferenciado de preparo que rendeu a São Tiago o selo de procedência do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) em 2011.
A chancela do INPI atesta a qualidade dos biscoitos são-tiaguenses, além de garantir que apenas o município tem esse modo próprio, artesanal de preparar quitandas que estão presentes em batizados, casórios e até velórios.
A primeira Festa do Café-com-Biscoito foi realizada em 1999. Naquele ano, os produtores comemoravam a produção das primeiras padarias, como são chamadas as fábricas de biscoitos em São Tiago. Essas manufaturas de sabores saíram dos fundos de quintal e começaram a aparecer pelos quatro cantos do município por volta de 1994.
Ao todo, são pelo menos 60 fábricas, 20 delas filiadas à Associação São-tiaguense de Produtores de Biscoitos (Assabiscoito). Elas movimentam a maior parte da economia, empregando cerca de 10% da população de 11 mil habitantes, conforme estimativa do IBGE.
A 19ª Festa do Café-com-Biscoito é realizada pela Administração Municipal, Acist, Focest, Assabiscoito, Emater, Sicoob e Sebrae.
Fonte: Barroso em dia