29 de março de 2024 01:58

Ouro Branco recebe programação especial em comemoração ao Dia Mundial do Judô

Evento reunirá grandes nomes do esporte, como o campeão olímpico Rogério Sampaio

Rogério Sampaio, campeão olímpico em Barcelona/92/Reprodução

No próximo sábado, dia 28 de outubro, é celebrado o Dia Mundial do Judô, considerado um dos esportes com mais prestígio no Brasil. Para marcar a data, a academia de judô Samurai Team promove diversas atividades educativas e culturais em Ouro Branco (MG). A iniciativa gratuita conta com o apoio da Gerdau, Grupo Industrial Nunes e a Prefeitura Municipal de Ouro Branco.

A abertura do evento será às 9h na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Ouro Branco. Às 10h, será realizado um seminário com a presença de Hiroki Kawabata, diretor geral da Nippon Steel & Sumitomo Metal Corporation, que abordará a importância da virtude dos samurais. Já Rogério Sampaio, campeão olímpico em Barcelona/92, contará detalhes sobre a sua vida e como foi a conquista do Ouro Olímpico e do título de “Maior Judoca do Planeta” em 1992. E o professor José Pereira Silva, conselheiro emérito da Gestão Nacional de Arbitragem da Confederação Brasileira de Judô, lançará o livro “JUDÔ, um aprendizado para a vida”.

A partir das 13h, será realizado no Ginásio Poliesportivo Raimundo Batista (Rua Santo Antônio, 15), a Copa Judô de Ouro, que reunirá cerca de 400 crianças de cidades da região. Segundo Luciano Sales, diretor da academia de judô Samurai Team, o evento foi pensado para reforçar a importância do esporte e disciplina dos samurais. “O evento, além de celebrar o Dia Mundial do Judô, visa estimular a prática esportiva, destacando a disciplina e as virtudes que o judô propaga pelo mundo, principalmente, entre os jovens”.

O encerramento acontece às 17h, com a entrega das medalhas e os certificados aos competidores e participantes das atividades. “Todos serão contemplados com sua medalha, pois o intuito não é competir, e sim participar. Já que um dos principais objetivos do evento é formar pessoas melhores e futuros atletas”, afirma Luciano Sales.

Dia Mundial do Judô

Criado pela Federação Internacional do Judô, o Dia Mundial do Judô é uma homenagem a Jigoro Kano, considerado o pai da arte marcial. Com o objetivo de celebrar e incentivar a promoção de ações ao redor do mundo, a cada ano, um novo tema é definido. Em 2017, o tema escolhido é a “Coragem”.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade