A Associação dos Municípios da Micro Região do Alto Paraopeba (Amalpa) está de cara nova. No último dia 30, o Presidente da entidade, o prefeito de Lafaiete, Mário Marcus (DEM), aceitou o pedido de desligamento do secretário executivo da entidade, Vicente Faria. Após amplo acordo e apoio da diretoria, o assessor jurídico, o ex prefeito e vice de Lafaiete, Claudionei Nunes, assumiu o cargo. “Meu nome surgiu para dar continuidade ao grande trabalho desempenhado por Vicente Faria. Quero manter sua disposição e capacidade de trabalho à frente da entidade”, antecipou Nunes elogiando seu antecessor.
Desde a semana passada, Claudionei já despacha como novo secretário e hoje pela manhã comandou o programa semanal da entidade que vai ao ar em uma rádio local. Em entrevista ao site CORREIO DE MINAS, ele ressaltou o papel preponderante da entidade para os municípios. “A Amalpa exerce uma atribuição de fundamental importância para os pequenos municípios nas áreas de topografia e engenharia. Vamos continuar neste caminho de ajudar os municípios, como também no fortalecimento político agregando força a nossa região. Juntos somos mais fortes”, afirmou.
Atualmente a Amalpa, conta com 13 municípios. “Vamos estar pertos dos prefeitos e ouvindo suas demandas. Quero visitar todos os nossos filiados e outras cidades que acenam uma volta a nossa entidade como Cristiano Otoni, Entre Rios, dentre outras. Nosso mandato será de diálogo, participação e de presença. Esta será marca da nossa gestão”, frisou. Segundo Nunes, Ouro Preto e Itabirito negociam integrar a entidade e ainda esta semana visitará os seus prefeitos.
Claudionei vislumbra dois projetos a frente da entidade. A criação de uma escola para capacitação de funcionários e secretários municipais das prefeitura como também trazer novas perspectivas econômicas para os municípios através do site da Amalpa. “Hoje o site podemos potencializar a economia dos municípios”, destacou.
No próximo dia 23, quando o governador Fernando Pimentel (PT), participa em Lafaiete do Fórum Regional das Vertentes, e a Amalpa será protagonista, levando uma carta conjunta com os principais pleitos e demandas dos municípios associados. “Nós resgatamos o prestígio da entidade neste ano, tanto que vamos realizar no dia 1º de dezembro um encontro conjunto com a Associação dos Municípios das Vertentes, a AMVER, em Lagoa Dourada. Será um marco de integração regional”, comentou. “A entidade estava esvaziada e com menos de um ano recuperamos o prestígio da Amalpa”, afirmou citando o retorno de Congonhas e Ouro Branco.
Informações
As informações colhidas por nossa reportagem apontam que a saída de Vicente Faria do cargo de secretário executivo atende uma recomendação do Ministério Público diante de uma condenação transitada e julgada que suspendeu seus direitos políticos por 4 anos, vencendo o prazo em setembro de 2018. Paiva assumirá, segundo fontes, um cargo no núcleo de campanha da reeleição do deputado Glaycon Franco (PV).