Entre os dias 1º de novembro de 2017 e 28 de fevereiro de 2018, a pesca fica restrita nas Bacias Hidrográficas do Leste do Estado e nos rios Grande, Paranaíba e São Francisco por causa do período da Piracema, que é quando os peixes sobem para as cabeceiras dos rios para se reproduzirem.
O período da Piracema é fundamental para a reposição das espécies que vivem nos rios, barragens e represas do estado. De acordo com as Portarias 154, 155 e 156 do Instituto Estadual de Florestas (IEF), publicadas em 2011, a pesca de espécies nativas está proibida em todo o Estado; a de espécies exóticas (com origem em outros países) e alóctones (com origem em outros estados) está restrita a três quilos diários. Na cidades da região do Alto Paraopeba a pesca está proibida. Já a pesca amadora e de subsistência é permitidas desde que observadas as restrições.
A proibição vale para as cidades de LAGOA DOURADA, CONSELHEIRO LAFAIETE, CRISTIANO OTONI, ITAVERAVA, OURO BRANCO, BELO VALE, CONGONHAS, DESTERRO DE ENTRE RIOS, ENTRE RIOS DE MINAS, JECEABA, MOEDA, QUELUZITO, SÃO BRAS DO SUAÇUÍ, CASA GRANDE.