O cineasta lafaeitense, Rodrigo Meireles, continua fazendo sucesso em festivais nacionais e internacionais. Em setembro, o seu mais recente curta, “Anderson”, participou do 44º Telluride Film Festival, no Colorado (EUA). O filme foi selecionado por Barry Jenkins (diretor de “Moonlight” – ganhador do último Oscar de melhor filme). Ao longo do ano esteve presente em festivais na Argentina e Canadá.
Entre 17 a 21 de novembro, o curta-metragem será exibido na praia durante a 4ª Mostra de Cinema de Gostoso, realizado na pequena cidade de São Miguel do Gostoso, a 110 km da Capital Natal, no Rio Grande do Norte. O filme está na Mostra Panorama.
O festival agita culturalmente a cidade, com uma tela de cinema (12 m de comprimento) montada ao ar livre, na Praia do Maceió, em projeção com resolução 2K. A população terá a chance de ver os mais recentes lançamentos cinematográficos brasileiros durante cinco dias. Paralela a Mostra, há palestras, cursos e oficinas.
Segundo Rodrigo a participação foi uma escolha da curadoria coletiva, juntamente com a equipe da Heco Produções e direção geral de Eugenio Puppo e Matheus Sundfeld. “Serão exibidos somente filmes brasileiros produzidos recentemente. A expectativa é ter uma sessão cheia e ver o público se emocionando e reagindo positivamente ao filme, com as piadas”, revelou Rodrigo a nossa reportagem que já prepara um novo longa metragem, possivelmente uma comédia, mas preferiu não adiantar detalhes.
O filme e a trajetória
Rodrigo Meireles tem predileção pelo universo de pessoas simples e deles faz sua inspiração e roteiro. Anderson (duração de 20 minutos) mostra um pouco da rotina do Anderson, figura ilustre de Lafaiete, conhecida pelo seu fanatismo pelo “Atlético Mineiro”, por tocar na banda Nossa Senhora das Graças e por estar sempre falando com as rádios locais. Um dos pontos fortes do curta é o fato do personagem principal ter ajudado na construção do filme com sua visão pura e quase infantil do mundo transformando o documentário em uma comédia. Acesso total à sua vida/casa por ser amigo da família e equipe extremamente reduzida foram essenciais para garantir que a câmera não o incomodasse. A estreia do documentário aconteceu em Lafaiete, no final de julho, durante o Festival de Inverno.
Rodrigo contou que conseguiu rodar o documentário Anderson graças a venda de seu filme “João Batista” ao Canal Brasil. “È difícil ganhar dinheiro com produção. Por enquanto é somente participação e prêmio”, contou
João Batista
O documentário “João Batista”, produção de 2015, que faz sucesso de público e crítica no Brasil conta um dia da suada rotina de um trabalhador brasileiro aparentemente comum. Sósia de Michael Jackson, interpretado pelo João Batista, o filme de menos de 23 minutos já participou de mais de uma dezena de festivais no Brasil como no México, USA, Porto Rico, Itália, França, Áustria e Macau. Isso sem contra com premiações como Melhor filme pelo júri popular do 11º Grande Prêmio Canal Brasil de Curtas e Best Short Film (Middlebury New Filmmakers – USA).