Concessionária usou mão de obra local gerando cerca de 50 postos de trabalho
Via 040, concessionária da BR-040, liberou, nesta sexta-feira, 17, o Viaduto Telésphoro Cândido de Rezende já duplicado. Localizado no Km 610, nas proximidades do bairro Santa Mônica, em Congonhas, ele ganhou nova estrutura no sentido Belo Horizonte, enquanto a antiga, que agora funciona somente no sentido Conselheiro Lafaiete, recebeu reforço estrutural. Mas até as primeiras horas da tarde o viaduto seguirá funcionando em meia pista nos dois sentidos, já que a concessionária faz os últimos ajustes na obra e promete entrega-la integralmente até às 16h.
O novo viaduto tem extensão de 80 metros, duas faixas de rolamento por sentido de 3,6 metros cada uma, acostamento e travessia segura de pedestres. Durante os 15 meses de obras, foram gerados aproximadamente 155 empregos. A Via 040 informa ter investido aproximadamente R$ 11,3 milhões durante o período de obras.
Nesta sexta-feira, pela manhã, estiveram presentes no viaduto o vice-prefeito Arnaldo Osório, representando o prefeito Zelinho, a assessora de Coordenação Governamental, Marta Bacharel, o secretário municipal de Gestão Urbana, Sandro Cordeiro, e o secretário ajunto de Obras, Sidimei O. Costa de Andrade, para conferirem de perto a obra, acompanhados de Fabiano Xavier, gerente de operações da Via 040.
“É uma satisfação receber a notícia da conclusão dessa obra. A duplicação do viaduto, além de trazer mais segurança aos usuários da BR-040, contribui em grande medida para a economia do Município, com geração de emprego e recolhimento de impostos”, diz o prefeito Zelinho.
De acordo com Fabiano Xavier, “a trafegabilidade dos veículos ficou muito mais segura neste trecho, principalmente por se tratar de um corredor de cargas especiais. Nele os caminhões e carretas possuíam certa dificuldade, pelos afunilamentos existentes na antiga estrutura. Agora há tranquilidade tanto para quem conduz estes veículos de cargas especiais, quanto para os demais usuários da rodovia. Não haverá mais retenção, tendendo a haver fluidez inclusive nos momentos de pico”.
Mão de obra local
Sobre as vagas de trabalho geradas pela obra durante 1 ano e 3 meses, em grande parte para congonhenses, o gerente de operações da Via 040 comentou: “Essa geração de emprego traz um benefício muito grande em um momento de crise que o país tem passado. Importante lembrar que a Via 040 contratou recentemente 50 trabalhadores por meio do SINE Congonhas para atuarem no pedágio localizado em Itabirito. Eles atenderam totalmente as nossas expectativas. Estamos tendo retorno não só da nossa chefia que os avalia, mas também dos colaboradores e usuários que entram em contato através dos nossos veículos de comunicação, elogiando a atuação desses novos colaboradores”.