Tributo celebra a trajetória de Dom Silvério, o 1º Bispo Negro da Igreja Católica

O legado de Dom Silvério e sua importância para a história de Congonhas será celebrado durante o 5° Tributo dedicado a esse congonhense, que foi o primeiro bispo negro da Igreja Católica. A homenagem será realizada nos próximos dias 21 e 22 e faz parte das comemorações pelo Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. O evento é promovido pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em parceria com a FUMCULT e as secretarias municipais de Educação e Cultura.

Na terça-feira, 21, será celebrada uma missa na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Após a celebração, será realizada uma apresentação do grupo de congado Marujos de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia.

Já na quarta-feira, 22, o Museu de Congonhas recebe, às 17h30, uma mesa-redonda, com o tema “Silvério de Congonhas, uma trajetória de vida”. O bate-papo terá a participação de Maria do Carmo Dias Camelo, André Candreva, Paulo Henrique de Lima Pereira, Cláudio Riomar e mediação da secretária municipal de educação, Maria Aparecida Resende. Alunos da E.M. Fortunata de Freitas Junqueira farão uma apresentação.

Em seguida, os participantes poderão visitar a exposição “Silvério das Gerais: o bispo, o negro, o sábio”. Já às 20h, terá show de Nhandú Carvalho e Banda.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular